person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Cavalo mais vitorioso da história olímpica do Brasil, Baloubet du Rouet ganha documentário

"Baloubet: Drama e Glória de um Gladiador", produzido pelo COB, traz o legado do animal que colecionou títulos ao longo da trajetória esportiva

Pessoa e Baloubet foram campeões olímpicos nos Jogos de 2004 | Foto: Washington Alves/COB/CP

Lenda do hipismo brasileiro, a história e o legado do cavalo Baloubet du Rouet ficará eternizado para sempre a partir de hoje. Isso porque o Comitê Olímpico do Brasil (COB) produziu um documentário dos feitos e conquistas do cavalo mais vitorioso do esporte brasileiro. “Baloubet: Drama e Glória de um Gladiador” estará disponível nesta quinta-feira a partir das 20h, no YouTube do Time Brasil e no Canal Olímpico do Brasil.

Ao lado do cavaleiro Rodrigo Pessoa, Baloubet formou a melhor dupla de saltos da história olímpica do hipismo. O filme conta a trajetória das inúmeras glórias de Baloubet, incluindo o tricampeonato mundial seguido e o ouro olímpico em Atenas-2004, após o desastre em Sydney-2000. Na ocasião, Rodrigo e Baloubet eram favoritos ao ouro, mas na final individual o cavalo refugou e a dupla deixou escapar a medalha.

Rodrigo, que estava presente no evento de anúncio do documentário, relata que a produção retrata os altos e baixos da relação dos dois. “O documentário relata exatamente como foi nossa história, um cavalo muito especial para mim e para o esporte brasileiro. Essa iniciativa do COB foi fantástica, de contar essa história e deixar esse legado para todo mundo poder entender essa história como foi. É importante ter esse documentário para ver daqui anos e mostrar essa história tão especial para gerações futuras do nosso esporte”, disse Rodrigo.

Filme estará disponível de forma gratuitaDivulgação COB

O cavalo, que tem mais de 3 mil filhos, faleceu de causas naturais em 7 agosto de 2017, em Portugal, onde vivia junto ao seu proprietário, o empresário português Diogo Pereira Coutinho.

A obra é produzida pelos jornalistas Fabricio Crepaldi e Ugo Soares Araujo. Além dos feitos olímpicos do cavalo, também conta toda a trajetória de Baloubet du Rouet no esporte em geral, além de mostrar outros momentos da vida do animal, como sua aposentadoria, a vida em Portugal e até o conflito entre Rodrigo Pessoa e os donos do cavalo. “Foi bom relembrar dos bons momentos. Os momentos menos bons fazem parte também, nosso esporte é feito disso, de altos e baixos. Mas fiquei muito feliz com o produto final do documentário. Sempre é emocionante, foi uma história muito intensa. Foi realmente perfeito como tudo foi feito”, analisa.

Victória Rodrigues