person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Chama olímpica chega à China para os Jogos de Inverno de Pequim 2022

Tocha chegou de avião de Atenas, na Grécia

Chegada aconteceu na manhã desta quarta-feira em Pequim | Foto: Louisa Gouliamaki / AFP / CP

A chama olímpica chegou na manhã desta quarta-feira (noite de terça no Brasil) à capital chinesa para os Jogos de Inverno de 2022, noticiou a imprensa estatal, depois que a tocha foi trazida de avião de Atenas, Grécia. A chama será exibida em uma cerimônia às 23h desta terça, horário de Brasília (02h GMT), na Torre Olímpica de Pequim, antes de ser levada a uma turnê de exibição, reportaram a imprensa estatal e o Comitê Olímpico Internacional (COI).

Cerca de 2.900 atletas de 85 comitês olímpicos nacionais vão competir nos Jogos de Inverno de 4 a 20 de fevereiro de 2022. Pequim será a primeira cidade a sediar Jogos de Verão e Inverno, mas os preparativos têm sido marcados por pedidos de boicote pela situação dos direitos humanos na China, em especial a da minoria muçulmana uigur.

A chama foi acesa na segunda-feira em Atenas e levada no dia seguinte aos organizadores dos Jogos de Pequim. O evento foi realizado com público reduzido por causa da pandemia e, contrariando a tradição, não houve revezamento da tocha em solo grego.

Além disso, a cerimônia foi interrompida por ativistas que pediram ao COI para adiar o evento pelo suposto "genocídio" chinês contra os uigures e os tibetanos. Os ativistas desfraldaram uma bandeira tibetana e exibiram um cartaz com a frase "Não ao genocídio". Um protesto similar foi celebrado no domingo na Acrópole, em Atenas.

Quando Pequim sediou os Jogos de 2008, o revezamento da tocha foi interrompido reiteradamente por manifestantes na Europa e na América do Norte. Os organizadores dos Jogos de Pequim-2022 deram poucos detalhes de seus planos, mas o COI informou que a chama será exibida ao público na torre "antes de partir em uma turnê de exibição".

"Mais perto dos Jogos será realizado o tradicional revezamento da tocha olímpica", destacou o COI a pouco mais de cem dias da abertura do evento.

 

AFP