person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Chelsea e Arsenal avançam e fazem final inglesa também na Liga Europa

Com decisão inglesa também na Champions, será a primeira vez que quatro clubes do mesmo país estarão na final dos dois principais torneios de clubes da Europa

Jogadores do Arsenal comemoram classificação após bater o Valencia na Espanha pelo placar de 4x2 | Foto: Javier Soriano / AFP

Após 120 minutos intensos e empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, o Chelsea derrotou o valente Eintracht Frankfurt nos pênaltis, por 4 a 3, e garantiu vaga na final da Liga  Europa, nesta quinta-feira, em Londres. O seu rival na decisão, marcada para 29 de maio, em Baku, no Azerbaijão, será o Arsenal, que superou o Valencia por 4 a 2, na Espanha, também nesta quinta, na outra partida de volta destas semifinais. 

Com Chelsea e Arsenal na final da Liga Europa, a Inglaterra também comemora um outro feito histórico, pois será a primeira vez que quatro clubes do país estarão nas decisões dos dois principais interclubes da Europa em uma mesma temporada. Na Liga dos Campeões, Liverpool e Tottenham avançaram de maneira heroica à decisão, com vitórias épicas sobre Barcelona e Ajax, respectivamente. 

Antes disso, o recorde era de três países: Espanha (2014 e 2016), Itália (1990, 1995 e 1998) e Alemanha (1980). E em apenas uma ocasião a segunda competição de clubes mais importante do Velho Continente foi decidida por dois times ingleses. Isso ocorreu na primeira edição da Copa da Uefa (hoje chamada de Liga Europa), em 1972, quando o Tottenham ficou com o título ao superar o Wolverhampton em uma final definida em duas partidas. Após ganhar o duelo de ida da decisão por 2 a 1, o clube londrino ergueu a taça com um empate por 1 a 1 no confronto de volta.

O jogo desta quinta-feira em Londres foi extremamente disputado. Com grande presença de torcedores alemães em Londres, o Eintracht Frankfurt encarou o Chelsea de igual para igual durante os 120 minutos. No tempo normal, empate em 1x1, mantido na prorrogação. A decisão só veio nos pênaltis, com vitória por 4x3 para os londrinos.

Já a classificação do Arsenal foi mais tranquila. A vantagem conquistada em Londres no primeiro jogo se traduziu em tranquilidade, e a vitória por 4x2, que assegurou os Gunners na final. 

Correio do Povo