person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Clássico Real e Barça terá esquema de segurança "muito intenso", garante ministro espanhol

Jorge Fernández Días descartou cancelar partida marcada para este sábado

Clássico Real e Barça terá esquema de segurança muito intenso | Foto: Real Madrid / Divulgação / CP
O ministro do Interior da Espanha, Jorge Fernández Días, descartou cancelar o clássico entre Real Madrid e Barcelona, marcado para este sábado no estádio Santiago Bernabéu, mas prometeu um esquema de segurança "muito intenso", em meio ao clima de tensão causado pelos atentados de Paris. "Teremos um esquema de segurança muito intenso, por motivo óbvios, mas, no momento, não estamos diante das circunstâncias que poderiam levar ao cancelamento da partida", afirmou o ministro em entrevista à rádio catalã Rac1.

Fernández Diás fez questão de mandar "uma mensagem de segurança e tranquilidade", e garantiu que haverá "muitos reforços mobilizados para segurança, e controlar, não apenas o acesso ao estádio, como os arredores e os meios de transporte".

O ministro não entrou em detalhes sobre o funcionamento deste mega-esquema de segurança, mas a imprensa espanhola relatou que a previsão de um triplo cordão de segurança em torno do estádio Santiago Bernabeu, com 1m5 mil policiais acionados. "Tenho certeza que o clássico está seguro", disse o presidente da Liga de Futebol Profissional, Javier Tebas.

"A Espanha já foi alvo do terrorismo jihadista (nos atentados de Madri, que deixaram 191 mortos em 2004), mas a polícia sabe o que fazer. É óbvio que, quando acontece algo dessa magnitude em qualquer lugar da Europa, medidas são tomadas em todos os países", completou.

A seleção espanhola, que conta com vários jogadores de ambos os clubes, não pôde disputar na terça-feira um amistoso com a Bélgica. O duelo foi cancelado por conta do por recomendação do centro nacional de crise belga, diante do alto nível de segurança exigido no país depois dos atentados de Paris, que deixaram 129 mortos na sexta. O estádio Santiago Bernabeu já foi alvo de um atentado no dia 1º de maio de 2002, quando um carro bomba da ETA, organização separatista basca, causou uma explosão perto do recinto, deixando 17 feridos.

AFP