person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Clubes terão de montar time feminino para jogar Libertadores

Novas regras da Conmebol exigem que times mantenham estrutura para mulheres ou se associem a clube que a tenha

Novas regras da Conmebol exigem que times mantenham estrutura para mulheres ou se associem a clube que a tenha | Foto: Conmebol / Divulgação CP
O novo regulamento da Conmebol, que prevê o licenciamento de clubes para competições latino-americanas, deverá exigir que os times mantenham uma equipe de futebol feminino como condição para disputar Libertadores e Copa Sul-Americana. Conforme o regulamento, será necessário ter um time apto a disputar torneios regionais ou nacionais de caráter profissional, seja montando uma estrutura própria ou se associando a um clube já existente.

"Em ambos os casos, a equipe deverá prover de suporte técnico e todo o equipamento e infraestrutura (campo de jogo para disputas de partidas e campo de treinamento) para o desempenho das equipes de maneira adequada", detalha o regulamento. "É exigido que ambas as equipes, masculina e feminina, participem de competições nacionais e/ou regionais autorizadas pela associação do membro", prossegue o texto.

Além de permitir a associação com outro clube, a Conmebol também criou um método de "exceção" para times que classificarem à Libertadores e ainda não contarem com todos os pré-requisitos. "Se um clube se classificar por resultados esportivos, mas não tiver se submetido ao processo de concessão de licenças (...), a associação poderá pedir em nome do clube uma aplicação a título extraordinário do sistema de concessão de licenças de clubes", apontam as regras.

Correio do Povo