person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Com gritos de "campeões", judocas gaúchos são recebidos em Porto Alegre

Mayra Aguiar e Daniel Cargnin desembarcaram no Aeroporto da capital, na tarde deste sábado, após participação no mundial do Uzbequistão

Atletas desfilaram pela cidade no caminhão do Corpo de Bombeiros | Foto: Fabiano do Amaral

Muita emoção marcou o desembarque dos judocas Mayra Aguiar e Daniel Cargnin, atletas da Sogipa, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, no final da manhã do último sábado. Mayra conquistou, na última terça-feira, o tricampeonato mundial na categoria meio-pesado (até 78kg), enquanto Daniel alcançou o bronze na categoria leve (até 73kg). Ambos disputaram o Campeonato Mundial de Judô em Tashkent, no Uzbequistão, que encerrou na última semana.

Ambos foram recebidos com muita festa por familiares e integrantes da Sogipa, que desde horas antes fizeram festa no setor de desembarque doméstico. O avião trazendo os atletas havia saído mais cedo de São Paulo. Após as celebrações e de uma rápida conversa com a imprensa, ambos subiram em um caminhão do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), percorrendo algumas das principais vias da Capital, como Farrapos e a Orla do Guaíba, terminando o percurso no Centro.

“É muito bom voltar para casa, estou me sentindo muito bem. Quando você chega e tem esta recepção, todos com o coração vibrando, é melhor ainda. O povo gaúcho é muito acolhedor, e é muito bom poder voltar para casa e poder trazer um pouquinho de alegria também”, disse Mayra. “Estamos há quase três semanas fora de casa, e agora tivemos uma viagem de dois dias. É muito bom rever todas as pessoas que fizeram parte desta conquista. Que estão com a gente na vitória e na derrota. Isto é algo que vai além do esporte”, salientou Daniel.

As mães de Mayra, Tânia de Aguiar, e de Daniel, Ana Rita Siqueira Borges, estiveram quase a todo momento juntas, aguardando a tão aguardada chegada dos filhos. “Sempre é uma emoção diferente em cada conquista. É algo diferente, mas que sempre se renova”, disse Tânia. “É muito significativo, porque é uma coisa que ele queria muito, e ele está lutando para conseguir o futuro dele. Sei que ele tem orgulho muito grande de representar o país, e esta vontade do Daniel de trazer bons resultados, com certeza se reflete nestas conquistas”, disse Ana Rita.

O treinador da Sogipa e da seleção brasileira de judô, Antônio Carlos de Oliveira Pereira, ressaltou que as conquistas são resultados de um trabalho desenvolvido há, pelo menos, 15 anos. “Estamos conseguindo colher bons frutos, conquistando diversas medalhas no Campeonato Sênior Adulto e seis medalhas olímpicas. Hoje estamos muito felizes, celebrando mais uma delas. Os atletas participam de diversas competições durante o ano, conhecem uns aos outros, mas não imaginávamos que teríamos um resultado tão significativo”, disse ele.

Nesta edição, Mayra derrotou na final, na última terça-feira, a atleta chinesa Zhenzhao Ma, em uma campanha que incluiu também uma vitória a atual campeã olímpica, a japonesa Shori Hamda. Já Cargnin, bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, disputou seu primeiro Mundial na nova categoria, e na decisão do terceiro lugar, no último dia 8, venceu por ippon o italiano Manuel Lombardo. Ao todo, o Brasil terminou a competição em segundo lugar no quadro geral de medalhas, atrás apenas do Japão, com dois ouros, uma prata e um bronze. A Sogipa por sua vez, já conquistou 13 medalhas na história desta competição.


Foto: Fabiano do Amaral

Felipe Faleiro