person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Conmebol aguarda Argentina e Uruguai para fechar protocolo sanitário

Entidade aguarda aval para definir locais das partidas de Libertadores e Sul-Americana

Chile autorizou jogos da Conmebol no país após definir protocolos | Foto: Conmebol / Divulgação / CP

As partidas programadas para a retomada das Copas Libertadores e Sul-Americana foram autorizadas pelas autoridades de oito países, que seguiram um protocolo sanitário elaborado pela Conmebol, à espera do aval de Argentina e Uruguai, anunciou a entidade que rege o futebol no continente nesta quinta-feira.

Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Venezuela deram o aval para a disputa de partidas dentro de suas fronteiras, enquanto Argentina e Uruguai "pediram uma prorrogação para a definição de sedes".

O chamado Protocolo de Concentração Sanitária foi elaborado por especialistas convocados pela Conmebol e complementa outras normas e medidas de prevenção que a entidade aplicará para a retomada segura dos torneios.

A Conmebol lembrou que o regulamento de competição dá a opção aos clubes de mandarem seus jogos fora de seus países.

O novo prazo dado à Associação do Futebol Argentino (AFA) e à Associação Uruguaia de Futebol (AUF) irá até 25 de agosto.

A Libertadores será retomada em 15 de setembro, enquanto a Sul-Americana está programada para voltar em 27 de outubro.

Os clubes argentinos que disputam a Libertadores são River Plate, Boca Juniors, Racing, Defensa y Justicia e Tigre. Do lado uruguaio, jogam os dois maiores clubes do país, Peñarol e Nacional.

A propagação da pandemia do novo coronavírus na América do Sul obrigou a Conmebol, em meados de março, a postergar para 2021 a Copa América deste ano, que seria disputada na Colômbia e na Argentina em junho e julho.

A Copa Libertadores foi suspensa em meados de março, enquanto a Copa Sul-Americana disputou uma primeira fase em fevereiro e aguarda um sorteio para definir o calendário da segunda fase.

 

AFP