person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Conmebol anuncia que 21 clubes tiveram erros em inscrições da Libertadores e Sul-Americana

Equipes brasileiras estão na lista, mas punições serão apenas por multas

Conmebol deu alerta aos clubes sobre problemas | Foto: Conmebol / Divulgação / CP

A Conmebol anunciou que 21 clubes apresentaram erros nas listas de inscrições da Libertadores da América e da Copa Sul-Americana deste ano. Todos os brasileiros que já disputaram partidas nessas competições tiveram irregularidades.

O comunicado com a lista dos clubes foi emitido como forma de alerta da Conmebol, que destaca que é de responsabilidade das equipes qualquer erro na questão legal dos jogadores. Os casos foram encaminhados para o Tribunal Disciplinar da entidade, que vai definir as punições, que deverão ser em forma de multas.

Em 2019, a Libertadores já teve um caso de perda de pontos por escalação irregular de jogador. O Barcelona de Guayaquil teve anulada a vitória sobre o Defensor, do Uruguai, por má inscrição do volante Sebastián Pérez. Os uruguaios acabaram ficando com a vitória da partida pelo placar de 3 a 0. No comunicado, ,a Conmebol esclareceu que esse caso foi diferente. O clube equatoriano acabou punido porque o atleta ainda tinha contrato vigente com sua ex-equipe, o Pachuca, do México, quando foi inscrito na Libertadores.

A última edição da Libertadores foi marcada por uma série de problemas de jogadores inscritos. O Santos chegou a perder os pontos do jogo de ida das oitavas de final contra o Independiente pela escalação irregular do uruguaio Carlos Sanchéz. Boca Juniors e River Plate também tiveram problemas com jogadores, mas não foram punidos porque as reclamações dos adversários ocorreram após o prazo de 24 horas estipulado pela Conmebol. A competição ainda teve o pedido de desclassificação do River por parte do Grêmio pelo caso envolvendo o técnico Marcelo Gallardo.

Confira os clubes que tiveram problemas na inscrição de jogadores:

Libertadores (2ª fase)

Atlético Mineiro (BRA)
Libertad (PAR)
Palestino (CHI)
São Paulo FC (BRA)
Universidad de Chile (CHI)

Sul-Americana

Botafogo (BRA)
Santos(BRA)
Bahia (BRA)
Fluminense (BRA)
Corinthians (BRA)
Chapecoense (BRA)
Colo-Colo (CHI)
Deportes Antofagasta (CHI)
Unión La Calera (CHI)
Unión Española (CHI)
Sol de América (PAR)
Independiente (PAR)
Deportivo Santaní (PAR)
Guaraní (PAR)
Estudiantes de Mérida Fútbol (VEN)
Zulia (VEN)

Correio do Povo