person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Após 32 anos, Argentina volta a perder em estreia de Copa, mas exibe histórico de recuperações

Em 90, seleção albiceleste foi batida por Camarões e depois chegou à final contra a Alemanha

Argentina pode ser eliminada já no próximo jogo | Foto: JUAN MABROMATA / AFP

A derrota desta terça da Argentina para a Arábia Saudita na Copa do Mundo do Catar foi uma supresa. Porém, não chega a ser um fato inédito a equipe albiceleste tropeçar em estreias. Apesar da última derrota ter acontecido em 1990 para a Camarões por 1 a 0, o empate com a Islândia no primeiro jogo na Copa da Rússia em 2018 foi um mal resultado.

Antes disso, a então campeão do mundo Argentina havia fracassado no primeiro jogo para a Bélgica, em 1982, também por 1 a 0, na estreia de Maradona em Copas. Posteriormente, a equipe avançou e acabou eliminada na fase seguinte no grupo que tinha Itália e Brasil. 

Em 1990, mesmo com o tropeço inicial, o time argentino foi até a final daquela edição disputada na Itália. Na oportunidade, a equipe comandada por Maradona perdeu para a Alemanha e deixou escapar o caneco. 

Em 2018, após um empate para a Islândia e uma derrota para a Croácia, o time de Messi chegou ameaçado no terceiro jogo. A equipe acabou vencendo a decisão com a Nigéria mas foi eliminada no jogo seguinte nas oitavas de final pela França. 

Eliminações na primeira fase

A zebra árabe que surgiu após o apito final hoje no estádio Lusail no Catar colocou em alerta a possibilidade de classificação da equipe que enfrenta México e Polônia na sequência. Mesmo que às vezes tenha tropeçado no jogo de estreia, não é comum a Argentina ser eliminada na primeira fase da Copa Mundo. Na verdade foram apenas quatro vezes: 1932, 1958, 1962 e 2002.

É isso mesmo. Se há algo interessante nas eliminações precoces da seleção Argentina é que das quatro vezes em que saiu sem disputar as outras fases da Copa, em três oportunidades viu o Brasil levantar a taça. A última delas, em 2002, a Argentina era uma das favoritas. Com craques como Batistuta, Ortega, Verón e Crespo no elenco, os irmãos argentinos caíram em um grupo difícil e após derrota para Inglaterra e um empate dramático com a Suécia foram eliminados.

A derrota de hoje não apenas bagunçou os diversos bolões por aí como complicou o time de Messi para o resto da competição. A equipe argentina entra em campo no próximo sábado contra o México com a missão de vencer, caso contrária pode ser eliminada já no segundo jogo.

Felipe Uhr