person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Assembleia transfere decisão sobre consumo de bebidas na Copa

Expectativa é de projeto para liberar venda em estádios seja votado na próxima terça-feira

Assembleia transfere decisão sobre consumo de bebidas na Copa | Foto: Marcos Eifler / ALRS / CP
Não houve quorum no plenário da Assembleia Legislativa para votar a lei que permite o comércio e o consumo de bebidas alcóolicas durante jogos da Copa do Mundo de 2014, que serão realizados no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. A principal crítica é de que os deputados federais transferiram a responsabilidade da liberação para os legislativos estaduais. A expectativa é de que o projeto seja votado na sessão plenária da próxima terça-feira.

O autor da lei que proibiu a venda em jogos oficiais nos estádios de futebol do Estado, deputado Miki Breier, do PSB, manifestou irritação com a tentativa de liberação do álcool. "O que nós estamos vendo são interesses mercantilistas impostos pela Fifa, que sobrepõe o aspecto comercial a uma legislação vigente, com anuência do Estado. Dados da própria Secretaria da Segurança sugerem que houve uma redução da violência nos jogos de futebol, a partir do momento em que a proibição entrou em vigor", salientou Breier.

O Senado aprovou em maio o projeto de Lei Geral da Copa de 2014 e da Copa das Confederações de 2013. Foram rejeitadas todas as emendas apresentadas em plenário para modificar o relatório da senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) e de mais três relatores das comissões, entre elas a que mantinha o Artigo 13 A do Estatuto do Torcedor. Desta forma, a liberação de venda de bebidas alcoólicas nos estádios tem de ser negociada com os Estados das capitais-sede.




Bookmark and Share

Voltaire Porto/Rádio Guaíba