person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Cem pessoas são detidas na Argentina após derrota para Alemanha

Homem foi atingido por um tiro no pescoço durante discussão em Mar del Plata

Homem foi atingido por um tiro no pescoço durante discussão em Mar del Plata | Foto: Daniel Garcia / AFP / CP
Cem pessoas formam detidas e 70 ficaram feridas, uma delas em estado grave, nos incidentes em Buenos Aires e outras cidades após a partida em que a Argentina foi derrotada pela Alemanha por 1 a 0 na final da Copa do Mundo do Brasil. "Aconteceram 100 detenções nos incidentes nas proximidades do Obelisco", afirmou o chefe de Gabinete, Jorge Capitanich.

A polícia utilizou gás lacrimogêneo contra os torcedores violentos, que atiraram pedras nos agentes, destruíram sinais de trânsito, quebraram vitrines e saquearam lojas. "Foram circunstâncias lamentáveis que mancharam as comemorações que aconteceram em toda Argentina", disse Capitanich.

Cinquenta e cinco civis e 15 policiais foram hospitalizados. Um manifestante foi ferido por uma arma branca no pulmão e está em condição crítica, depois de ter passado por uma cirurgia. "Os demais apresentavam politraumatismos de distintas considerações, ferimentos com cortes no rosto e couro cabeludo e fraturas nas pernas", disse o diretor do Serviço de Emergências (SAME) da capital argentina, Alberto Crescenti.

Uma ambulância e um carro de emissora de televisão foram atingidos nos ataques. Os incidentes aconteceram durante a dispersão de centenas de milhares de manifestantes no Obelisco, a maioria famílias com crianças, para celebrar o vice-campeonato da Argentina no Mundial do Brasil.

De acordo com Capitanich também foram registrados incidentes violentos em La Plata (60 quilômetros ao sul de Buenos Aires) e na cidade de Mar del Plata (400 quilômetros ao sul). De acordo com a imprensa local, um homem foi atingido por um tiro no pescoço em Mar del Plata durante uma discussão.

Na manhã desta segunda-feira prosseguia a operação de limpeza ao redor do Obelisco.

Bookmark and Share

AFP