person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Documentos seriam para criação de empresa de Ronaldinho e Assis no Paraguai

Declaração foi feita pelo advogado da empresária Dalia López

Irmãos estão detidos no Paraguai desde a última sexta-feira | Foto: Norberto Duarte / AFP / CP

O advogado de Dalia López, Marcos Estigarribia, afirmou nesta segunda-feira ao jornal ABC Color, do Paraguai, que os documentos de Ronaldinho e Roberto de Assis Moreira no país seriam para a criação de negócios. Consciente de que sua cliente tem contra si uma ordem de detenção, Estigarribia explicou que a empresária irá se apresentar às autoridades quando estiver bem de saúde. 

Conforme Estigarribia, a documentação de Ronaldinho e Assis teria sido solicitada por Paulo Oliveira Lira e Wilmondes Lira. "Consultaram a senhora Dalia para ver se poderia encaminhar para que Ronaldinho e o irmão tivessem documentos paraguaios porque para formar parte de uma sociedade precisa ter documentação paraguaia. Ela (Dalia López), dentro da sua boa fé, disse a esses empresários que iria ajudar e que iria conseguir procuradores que iriam indicar como seria o processo de naturalização e para ter identificações paraguais. Ela não lhes disse 'vou fazer'", explicou o advogado.  

Estigarribia relatou à publicação Última Hora que teria sido feito o depósito de uma garantia ao Banco Nacional de Fomento, pagamento que seria em nome de Ronaldinho e Assis. Além disso, o advogado destacou que tudo foi providenciado com o auxílio de funcionários da direção geral de Migrações. "A senhora Dalia não teve ingerência ou participação no trâmite", acrescentou. 

Ronaldinho e Assis estão presos desde a última sexta-feira, quando o juiz Milko Valinotti decidiu rever a indicação dos investigadores, determinando a condução de ambos para a Agrupación Especializada, presídio da Fiscalía General.  

Investigação de lavagem de dinheiro 

Dalia López  é investigada há pelo menos seis meses por suspeita de evasão fiscal através de empresas vinculadas a ela. A quantia apurada seria de 10 milhões de dólares.  Ela é ex-esposa de um primo do deputado Freddy D'Ecclesiis tem duas empresas em seu nome, mas, conforme o jornal Última Hora, haveria oito pessoas jurídicas supostamente ligadas ao esquema. 

O periódico ABC Color chama a atenção para o fato de que a Dalia López iniciou uma campanha forte para promover a fundação Fraternidade Angelical, cujo garoto propaganda foi Ronaldinho. A publicação relata, no entanto, que ONG não possui página oficial ou redes sociais. Além disso, a empresária é conhecida no Paraguai por fazer doações milionárias a clubes e a eventos sociais. Um dos últimos gestos foi a doação de um carro 0km para a vencedora do Miss Paraguai. 

Correio do Povo