person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Dominicano González e cubana Yunisleidy conquistam o ouro, brasileiro é prata nos 100m do Pan

Felipe Bardi liderou a prova até as últimas duas passadas, quando foi superado por arrancada do rival

Prova foi decidida na chegada | Foto: Ernesto Benavides / AFP / CP

O dominicano José Arnaldo González e a cubana Yunisleidy García conquistaram nesta terça-feira as medalhas de ouro nas prova de maior destaque do atletismo: os 100 metros rasos, masculino e femininio, dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. O brasileiro Felipe Bardi levou a prata entre os homens.

González, de 28 anos, conseguiu a vitória com uma arrancada impressionante no fim. Foram nas últimas duas passadas que ele superou Bardi e finalizou a prova com o tempo de 10,30 segundos. O brasileiro levou a prata (10,31) e o guianês Emanuel Archibald (10,31) foi o bronzo na verificação por foto, numa chegada acirradíssima.

Yunisleidy García, de 24 anos, venceu poucos minutos antes a final dos 100 metros rasos femininos, com o tempo de 11,36 segundos. A guianense Jasmine Abrams (11,52 segundos) e Michelle-Lee Ahye (11,53), de Trinidad e Tobago, completaram o pódio.

Com os Estados Unidos inalcançáveis no quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos, o segundo lugar em Santiago-2023 é uma luta frenética entre Brasil, Canadá e México. A delegação norte-americana  tem 76 medalhas de ouro, 47 de prata e 55 de bronze. O Brasil está em segundo com 37 ouros, 51 pratas e 41 bronzes, seguido de perto por Canadá (35-33-38) e México (35-22-33), numa luta incansável que promete continuar intensa até o encerramento, no próximo domingo.

AFP