person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Dupla Gre-Nal avalia como positiva reunião que pode encaminhar criação de Liga Brasileira de Clubes

Encontro no Rio de Janeiro também discutiu reformas estatutárias na CBF

Clubes buscam criação de Liga para organizar Brasileirão | Foto: Divulgação / CP

Os presidentes de Grêmio e Inter, Romildo Bolzan Jr. e Alessandro Barcellos, comemoraram as decisões tomadas pelos clubes na reunião que começa a encaminhar uma Liga Nacional entre as equipes da Série A. O encontro reuniu presidentes da primeira divisão nesta terça-feira, no Rio de Janeiro.  

O principal objetivo é a criação de uma liga, aproveitando o "vácuo político" enfrentado pelo momento conturbado da CBF. Assim, descentralizaria o campeonato nacional da entidade, nos moldes em que ocorrem em outros países, como a Inglaterra, com a Premier League. 

Desde o fim do Clube dos 13, esse é o encontro que mais reúne equipes da Série A. Antes, o movimento da Primeira Liga durou apenas três temporadas, tornando-se uma competição paralela. Agora, o objetivo é comandar a Liga Nacional, o Campeonato Brasileiro.

A Liga busca, ainda, uma redefinição estatutária da Confederação Brasileira de Futebol. O objetivo é que as eleições para a entidade ofereçam ritos mais transparentes, observando ritos que facilitem a alternância de poder. 

Dupla Gre-Nal avalia como positiva

De acordo com o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr., os encaminhamentos foram positivos, e mais detalhes devem ser revelados em breve. O objetivo, de discurtir as relações do futebol brasileiro, foi atingido. "Queremos transformar o produto, permitir a busca por melhores rendas e receitas. A auto-organização era algo que já vinha sendo amadurecida", frisou.

A manifestação do presidente do Inter, Alessandro Barcellos, foi no mesmo sentido. De acordo com ele, o encontro ressaltou a busca para tornar os clubes mais protagonistas, como afiliados e responsáveis pelo futebol brasileiro. "É um momento de retomada que pode ser histórico. Por conta disso, pleiteamos essa mudança", frisou.

A Liga Nacional

Dezenove entre os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro se manifestaram favoráveis à criação de uma Liga Nacional, com o objetivo de reunir as duas primeiras divisões. Uma reunião no Rio de Janeiro nesta terça-feira contou com a participação dos mandatários dos clubes. 

Apenas o Sport não assinou o documento que prevê a criação da Liga. Isso porque o presidente, Luciano Bivar, está afastado do cargo desde a segunda-feira. 

Correio do Povo / Rádio Guaíba