person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Em dia de recordes de Cristiano Ronaldo, Portugal vence Hungria na Eurocopa

Seleção lusa fez 3 a 0 fora de casa

| Foto: Alex Pantling / POOL / AFP / CP

Portugal venceu a Hungria por 3 a 0 nesta terça-feira, em Budapeste, em partida válida pela primeira rodada do Grupo F da Eurocopa, considerado o mais difícil do torneio continental, que conta ainda com França e Alemanha. Na Arena Puskas, na capital húngara, os gols portugueses foram marcados por Raphael Guerreiro (no minuto 84) e Cristiano Ronaldo (87, em cobrança de pênalti, e 90+2). Ele se tornou o maior artilheiro da história da Eurocopa, com 11 marcados em cinco participações, superando o francês Michel Platini, com 9.

O atacante português também bateu outras marcas nesta terça, ao se tornar o primeiro jogador a disputar cinco edições da competição europeia, ao marcar gols em todas as participações, por ter mais vitórias (12) e por somar 22 jogos na Euro.

Dia histórico para Cristiano Ronaldo

O capitão de Portugal era o centro das atenções deste duelo, acompanhado por cerca de 67 mil espectadores. Cada vez que o cinco vezes vencedor da Bola de Ouro fazia uma jogada, era vaiado pelos torcedores húngaros.

Depois de uma chance desperdiçada por Diogo Jota aos quatro minutos, em um lance em que Cristiano Ronaldo reclamou com o companheiro por não ter tocado para ele quando estava livre, Portugal só voltou a assustar aos 42, quando seu capitão recebeu cruzamento da esquerda na pequena área, mas mandou por cima do travessão.

Já a Hungria só ameaçou aos 36, quando Szalai completou de cabeça uma cobrança de falta, que Rui Patrício defendeu com tranquilidade.

Após o intervalo, os portugueses assustaram em um escanteio, no qual Pepe subiu livre para cabecear e obrigar Gulácsi a fazer grande defesa. No meio do segundo tempo, o técnico português, Fernando Santos, promoveu alterações que deram mais velocidade a sua equipe, diante de um adversário que começou a mostrar sinais de cansaço após manter uma forte marcação.

E foi com meia Rafa Silva, que substituiu o atacante Bernardo Silva, que os defensores do título da Euro abriram o placar. O jogador cruzou da direita para a finalização de Raphael Guerreiro. A bola desviou em Orbán para entrar no canto direito do gol de Gulácsi, que ficou batido no lance.

Dois minutos depois, Cristiano Ronaldo marcou o primeiro dele em cobrança de pênalti, assinalado após Orbán puxar Rafa Silva dentro da área. Na comemoração, o atacante português ficou encarando a torcida adversária.

E para fechar o dia histórico do camisa 7, um golaço. Cristiano Ronaldo recebeu na área, tabelou com Rafa Silva, depois driblou o goleiro Gulácsi para finalizar com pé esquerdo e ampliar sua marca na artilharia histórica da Eurocopa, totalizando 11 gols em cinco participações no torneio.

"O importante era ganhar. Foi um jogo difícil, a Hungria defendeu muito bem os 90 minutos. Conseguimos três gols e estou muito grato à equipe por me ajudar a marcar dois golo", disse o atacante da Juventus, que recebeu o troféu pelo o melhor jogador da partida. "Era essencial começar com o pé direito para ganhar confiança. Agora continuar, para ganhar o próximo jogo", concluiu o jogador português, que agora divide a artilharia desta edição da Eurocopa com o belga Lukaku e o tcheco Schick, todos com dois gols.

Na sequência do torneio europeu, no sábado, a seleção portuguesa vai a Munique enfrentar a Alemanha, enquanto os húngaros recebem a França.

 

AFP