person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Empresário compra van para seguir seleção do Peru na Copa América

Arlin Alejos teve "ideia louca" quanto retornava do Mundial na Rússia

Peruanos apostam em Guerrero para surpreender na Copa América | Foto: Ricardo Giusti

Quando voltou da Copa do Mundo da Rússia, no ano passado, o empresário Arlin Alejos teve aquilo que chama de “uma ideia louca entre amigos”: comprar um veículo para, junto com outros compatriotas peruanos, que moram em Buenos Aires, acompanhar a seleção peruana por onde fosse no Brasil durante a Copa América, que teve início nesta sexta-feira. A ideia não era exatamente barata, mas a experiência na Rússia havia sido tão satisfatória que valeria a pena, ainda mais que, pelo menos segundo ele, dono de uma fábrica de roupas na capital argentina, existe a chance de que o Peru conquiste o título.

Resolveu então colocar o planejamento em prática. Para tanto, desembolsou uma quantia considerável: 85 mil dólares (pela cotação de hoje, algo em torno de R$ 330 mil) por uma Van. A viagem recém começou. Alejos e mais 18 amigos saíram de Buenos Aires na quarta-feira em direção a Porto Alegre. “Geralmente, somos em 30. Mas para cá, viemos em 19”, conta. O trajeto levou 22 horas e tanto ele como os compatriotas estavam lépidos e faceiros em frente ao hotel onde está hospedada a seleção peruana, no bairro Três Figueiras.

A Copa América só termina no dia 7 de julho, mas não é preciso esperar até lá para saber se Alejos acha que valeu a pena o investimento: “Claro que vale, obviamente. Isso aqui é maravilhoso para nós”, comemora. O Peru não é exatamente o favorito ao título da competição. Seleções como Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia iniciam o torneio muito melhores cotadas.

Mas para os peruanos, há algo que faz a diferença. Ou melhor, alguém. “Guerrero é a nossa grande estrela. Podemos e vamos ser campeões. Vai ser ‘La tercera’”, torce, referindo-se a um possível tricampeonato do Peru, que já conquistou a Copa América em 1939 e 1975. Alejos, assim como os demais torcedores do Peru, vai participar de uma caminhada organizada pelos próprios peruanos. Aos moldes do Caminho do Gol, um trajeto que movimentou torcidas do Mercado Público ao Beira-Rio na Copa do Mundo de 2014, desta vez o percurso dos torcedores de vermelho e branco partirá às 13h30min deste sábado de um posto de gasolina na avenida AJ Renner, em direção à Arena.

Carlos Corrêa