person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Esporte gaúcho garante presença em 22 pódios nos Jogos Pan-Americanos

RS ganhou oito ouros, quatro pratas e 11 bronzes em Guadalajara

O paulista Felipe Kitadai garantiu o único ouro do judô para o Rio Grande do Sul, já que defende o clube Sogipa | Foto: Tarsila Pereira
Em modalidades individuais e coletivas, o esporte do Rio Grande do Sul participou em 22 dos 141 pódios conquistados pelo Brasil no Pan de Guadalajara. Das 48 medalhas douradas que a delegação brasileira garantiu no México, oito contaram com a ajuda ou foram, efetivamente, ganhas por atletas do RS. O Estado ainda conquistou quatro pratas e 11 bronzes.

A seleção de handebol feminino, por exemplo, que além de faturar o tetracampeonato do Pan assegurou uma vaga olímpica para Londres-2012, contou com a presença de duas atletas gaúchas: a armadora Deonise e a goleira Bárbara. Nenhuma das duas, no entanto, atua no handebol do país.

Na ginástica rítmica, o esporte gaúcho também teve conquistas importantes em Guadalajara. Integrante da equipe, Eliane Sampaio subiu ao pódio três vezes para receber três ouros na disputa por conjunto. Outro esporte coletivo que rendeu pódios para o RS foi o vôlei: Fernanda Garay, Gustavo, Éder, Murilo e Thiago Alves foram campeões.

A lista de títulos pan-americanos não para por aí. Na patinação, Marcel Sturmer garantiu o tricampeonato e anunciou a aposentadoria. No judô, o paulista Felipe Kitadai, que treina na Sogipa, encerrou o jejum de ouros.

O RS também esteve presente no segundo lugar mais alto do pódio. Na natação, Graciele Hermann foi a segunda melhor nos 50 m livre e no revezamento 4 x 100 m livre, quando teve a companhia de outra gaúcha, Michelle Lenhardt. No futebol, a lateral Maurine superou a morte do pai durante o Pan e foi vice-campeã.

A soma das 22 medalhas gaúchas se encerra com os bronzes. No atletismo, Sabine Heitling não confirmou a condição de campeã pan-americana de 2007, mas faturou um bronze nos 3.000 m com obstáculos. Já os esgrimistas Guilherme Toldo, do União, e Twilliam Guzenski, da Sogipa, ficaram na terceira colocação no florete individual e no sabre por equipes, respectivamente. Na canoagem, Gilvan e Givago Ribeiro ganharam dois bronzes cada um.

Nos tatames, a presença gaúcha ficou por conta de Mayra Aguiar e Maria Portela. Roberto Schimits foi bronze no tiro esportivo, enquanto a caçula da delegação gaúcha, Thalita Hass, ficou em terceiro na patinação.


Bookmark and Share

Mariana Oselame / Correio do Povo