person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Ex-técnico da Argentina expulsou Papa de vestiário do San Lorenzo

Alfio Basile não permitiu conversa do então padre com jogadores antes das partidas

Papa Francisco era acostumado a abençoar jogadores antes das partidas | Foto: Osservatore Romano / AFP / CP Memória
O técnico Alfio Basile tem uma extensa carreira no futebol argentino, que teve seu auge com títulos importantes por Racing e Boca Juniors e duas passagens pela seleção albiceleste, incluindo na Copa do Mundo de 1994. No final dos anos 90, ele foi o treinador do San Lorenzo. E é desse período que ele guarda uma das histórias mais inusitadas de seu período no futebol: o dia que ele expulsou o Papa Francisco do vestiário ciclón.

De acordo com o próprio Basile, havia um padre que sempre entrava no vestiário antes dos jogos do San Lorenzo para abençoar o time. Irritado com o costume, ele decidiu proibi-lo. Apenas em 2013, quando Jorge Bergoglio virou o Papa Francisco que o treinador se deu conta de que os dois eram a mesma pessoa.

“No meu primeiro jogo pelo San Lorenzo, o presidente Miele (então presidente do San Lorenzo) veio falar que havia uma pessoa que vinha sempre aos vestiários falar com os jogadores antes das partidas. Disse a ele que mandasse essa pessoa embora, que a expulsasse dali. Não queria que ninguém desconcentrasse meus atletas. Fiquei sabendo só depois que se tratava de Bergoglio! Expulsei o Papa”, comentou Basile em declarações reproduzidas pelo jornal "Olé".

A torcida de Bergoglio pelo San Lorenzo virou notícia mundial quando ele assumiu o papado. O clube capitalizou na atenção recebida e também nomeará o novo estádio com o nome do pontífice.

Bookmark and Share

Lancepress