person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Federação muda regras para Gauchão 2015

Equipes só poderão inscrever 32 jogadores para disputa da competição

Federação muda regras para Gauchão 2015 | Foto: Fabiano do Amaral / CP Memória
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) divulgou nessa segunda-feira a tabela e a fórmula de disputa do Gauchão do próximo ano. As 16 equipes participantes jogarão em turno único, classificando os oito primeiros para as quartas de final. A competição tem início marcado para 2 de fevereiro. A FGF promoveu mudanças em relação aos anos anteriores. A principal delas é a inscrição de somente 32 jogadores, o que na avaliação do presidente da FGF, Francisco Novelletto, valoriza o campeonato.

"Vamos começar o campeonato em fevereiro por conta da intervenção do Bom Senso. Teremos 15 datas. Desta forma, reduzimos o número de registro de jogadores. Não seguimos os paulistas que utilizam 28 atletas. Depois de muitos diálogos e negociações, conseguimos levar esse número para 32 e você ainda pode trocar quatro jogadores", disse em entrevista à Rádio Guaíba.

Novelletto admitiu que a mudança desagradou alguns clubes, mas explicou que a medida tem o objetivo de valorizar o Gauchão. "Toda medida que você toma desagrada alguém. A dupla Gre-Nal chiou mais, principalmente o Inter. Eu entendo a reivindicação, mas eu não posso desagradar aos outros times. Agora, eu acho que é uma questão de bom senso. Se você inscreve 80 jogadores, Inter e Grêmio podem viajar para o interior levando a equipe juvenil. Com esta redução do número de atletas, você no mínimo escala o time reserva", afirmou.

E para justificar a ideia de reduzir o número de inscrições, Novelletto comentou que 30% do quadro social de Grêmio e Inter está no interior do Estado. "Outro dia eu vi uma pesquisa e que 30% do quadro social de Grêmio e Inter não mora em Porto Alegre e dificilmente teriam a oportunidade de ir à Capital para assistir ao jogo do time do coração. Um clube indo na sua região fica mais fácil de pagar sua mensalidade em dia", acrescentou.

Último Gauchão com 16 clubes


Além da redução no número de inscrições, o ano de 2015 marcará o último Gauchão com 16 clubes, já que três serão rebaixados e apenas dois sobem da Divisão de Acesso. Atual tetracampeão, o Inter fará sua estreia contra o Lajeadense, na Arena Alviazul, em Lajeado.

Já o Grêmio encara o União Frederiquense, na Arena. O primeiro Gre-Nal de 2015 está marcado para o dia 1º de março, no estádio Beira-Rio, válido pela 7ª rodada.

A fase de quartas de final terá jogo único. Já as semifinais e a decisão do campeonato acontecem em jogos de ida e volta, com a grande final ocorrendo no dia 3 de maio. Assim como os demais estaduais pelo país, o Gauchão sofreu redução de datas.

Correio do Povo e Rádio Guaíba