person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Futsal gaúcho não terá representantes no Mundial pela primeira vez desde 2015

Competição será realizada em agosto, na Tailândia

No Mundial de 2018, também na Tailândia, ACBF foi vice-campeã, derrotada pelo Magnus/Sorocaba na decisão | Foto: Ulisses Castro / ACBF / Divulgação

O Rio Grande do Sul não terá representantes no Mundial de Futsal, na Tailândia, em agosto. É a primeira vez desde 2015 que nenhuma equipe do Estado disputará a competição de clubes mais importante da modalidade no planeta. O anúncio dos clubes participantes foi feito na tarde desta terça-feira.

Conforme informações do Jornal Marca, nove times disputarão o torneio. O Brasil será representado por Corinthians e Magnus, atual campeão. O El Pozo e o Barcelona serão os representantes espanhóis. Completam a lista o Boca Juniors (Argentina), Shenzhen (China), Mes Suggun (Irã), Settat (Marrocos) e Chonburi Bluewave (Tailândia).

O técnico da ACBF de Carlos Barbosa e da seleção brasileira, Marquinhos Xavier, se manifestou em sua conta no Twitter. De acordo com o treinador, o clube deveria abrir mão da disputa da Libertadores e aguardar por convites nos próximos anos.

A ACBF está confirmada na Libertadores de Futsal, que será realizada em julho, em Buenos Aires. No entanto, por conta do pouco tempo para organização e logística, não houve espera do campeão para apontar representantes da Conmebol. A ACBF conta com dois títulos mundiais em sua galeria de troféus, conquistados nos anos de 2004 e 2012. 

ACBF e Atlântico participaram das últimas edições do Mundial

Em 2015, no torneio disputado em Erechim, o Atlântico foi campeão. Em 2016 e 2018, a ACBF ficou com o vice-campeonato, perdendo nas duas ocasiões para o Magnus/Sorocaba. Em 2017 o torneio não foi realizado. O Mundial de Futsal acontece em Bangcoc, na Tailândia, entre os dias 26 de agosto e 1º de setembro. 

Nicholas Lyra