person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Gaúcho conquista ouro no caratê dos Jogos Pan-Americanos

Esporte levou mais duas medalhas nesta quinta, com Valéria Kumizaki e Aline Souza

Douglas Brose subiu no degrau mais alto do pódio | Foto: Divulgação CP
O caratê brasileiro iniciou em grande estilo sua campanha nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, nesta quinta-feira. Foram duas medalhas de ouro, com Valéria Kumizaki e o gaúcho Douglas Brose; além do bronze de Aline Souza.

Na categoria até 55 kg, Valéria completou sua coleção de medalhas em Pans, já que havia conquistado a prata em casa no Rio de Janeiro, em 2007, e o bronze há quatro anos, em Guadalajara. Desta vez, a paulista de 30 anos subiu no lugar mais alto do pódio, ao superar a carateca canadense Kate Campbell.

A luta foi bastante parelha, terminando empatada em 1 a 1 depois dos dois minutos de tempo regulamentar, mas o juiz acabou dando a vitória à brasileira, que não segurou as lágrimas quando tocou o hino nacional. Na semifinal, Valéria atropelou por 7 a 0 a chilena Jessy Reyes, que ficou com o bronze, assim, como a peruana Alessandra Vidrola.

Já Douglas Brose confirmou o favoritismo na categoria até 60 quilos. Assim como Kumizaki, o bicampeã mundial somou sua terceira medalha pan-americana, depois dos bronzes do Rio-2007 e de Guadalajara-2011. Na final, o gaúcho de 28 anos venceu com autoridade o venezuelano Jovanni Martínez. Na semi, outro passeio de Douglas, contra o americano Brandis Myazaki, que ficou com o bronze, junto com o colombiano Andres Renton.

Na categoria até 55 kg, Aline Souza também chegou à semifinal, mas perdeu por 2 a 1 para a dominicana Ana Villanueava, que acabou levando o ouro. O Brasil já supera o número de medalhas de ouro da última edição, quando tinha subido apenas uma vez ao lugar mais alto do pódio na modalidade, para um total de cinco medalhas (um ouro e quatro bronzes).

AFP