person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Gaúcho Matheus Leist largará em terceiro na abertura da Fórmula Indy

Piloto brasileiro fez 1min01s763 pela Foyt na prova para circuito de São Petersburgo

Gaúcho Matheus Leist largará em terceiro na abertura da Fórmula Indy | Foto: Joe Skibinski / Fórmula Indy / Divulgação / CP
O gaúcho Matheus Leist, estreante na Fórmula Indy, começou bem a sua trajetória na categoria. Na fase decisiva do treino de classificação para a prova de São Petersburgo, circuito de rua na Flórida, o piloto brasileiro foi o terceiro mais rápido, com a marca de 1min01s763 pela Foyt. Ele acabou confirmando o bom desempenho após liderar o primeiro treino livre. Esta foi a melhor largada de um brasileiro na estreia. A largada está prevista para as 14h30min deste domingo. 

Leist foi superado apenas pelo novato canadense Robert Wickens, que ficou com a pole position. Ele foi melhor que Will Power, que compete pela Penske e havia conquistado o primeiro lugar em sete das oito provas anteriores da Indy em São Petersburgo. 

Wickens marcou o tempo de 1min01s664, garantindo pole logo na sua prova de estreia na Indy. Wickens competiu na DTM entre 2012 e 2017, tendo vencido seis provas, mas mudou para a Indy neste ano após a Mercedes optar por deixar a categoria de carros de turismo baseada na Alemanha. Ele, então, foi contratado pela equipe Schmidt Peterson para compor uma dupla de pilotos canadenses com James Hinchcliffe, seu amigo de infância. Superado pela ótima estreia de Wickens, Power vai largar da segunda posição, após registrar o tempo de 1min01s735. O britânico Jordan King, da Carpenter e outro estreante, garantiu a quarta posição no grid.

O japonês Takuma Sato, da RLL, e o norte-americano Ryan Hunter-Reay, da Andretti, completam a relação dos seis primeiros colocados, que indicou um grande equilíbrio, pois eles são de equipes diferentes, sendo três com motores Chevrolet e outros três com Honda. Companheiro de Leist na Foyt, o também brasileiro Tony Kanaan garantiu a décima posição para o início da prova em São Petersburgo com o tempo de 1min01s721.

À sua frente, ficaram, em ordem, o canadense James Hinchcliffe, o colombiano Gabby Chaves e o neozelandês Scott Dixon. Campeão da Indy em 2017, o norte-americano Josef Newgarden largará somente da 13ª posição. 

AE