person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Gabriel Medina tenta taça inédita do WCT

Começa nesta segunda-feira, no Havaí, a etapa decisiva do campeonato mundial de surfe

Mick Fanning é o grande adversário do brasileiro | Foto: Will H. S. / Divulgação ASP / CP
O sonho brasileiro de ter um surfista coroado como campeão mundial começa nesta segunda-feira, no Havaí, às 7h (15h de Brasília). Gabriel Medina chega à etapa de Pipeline no topo do ranking, mas lutando contra duas lendas.

Mick Fanning é o grande adversário. O tricampeão e atual detentor do título cresceu na reta final com o quinto lugar em Trestles, Estados Unidos, o nono na França e o título da etapa em Portugal. Está pouco mais de 3 mil pontos atrás do surfista paulista e, por isso, não depende mais de suas forças. O 11 vezes campeão mundial Kelly Slater era o principal concorrente, porém o 13º lugar nas ondas portuguesas praticamente o eliminou da disputa.

Para ficar com o título, sem depender dos outros dois, Medina precisa chegar ao menos na final. Se cair nas quartas de final, tem que torcer para Fanning não vencer a etapa. Se for nono, o australiano pode no máximo ir até a semifinal. Se for eliminado entre a primeira e a terceira fase, Mick não pode alcançar o terceiro lugar e Slater não pode ser o campeão no Havaí. A janela de espera do campeonato em Pipeline vai de 8 de dezembro até o dia 20.

Amauri Knevitz Jr.