person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Alteração de norma permite aumento de capacidade de arquibancada da Arena

Nova lotação do setor, que estava em cerca de 5,5 mil lugares, deve passar para cerca de 8,5 mil pessoas

Arquibancada norte deve ter capacidade ampliada para 2020 | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP Memória

O Grêmio conseguiu a alteração de uma norma técnica vigente no Rio Grande do Sul para, com isso, aumentar a capacidade da arquibancada norte da Arena, o único setor do estádio sem cadeiras. A chamada Norma Técnica 21 foi alterada após revisão do Corpo de Bombeiros e confirmada no Diário Oficial do Estado de quarta-feira.

Assim, a capacidade do setor, que estava em 5.500 desde 2013, pode passar para cerca de 8.500 até 8.800 pessoas. A capacidade exata ainda será definida conforme estudos técnicos feitos pelo Departamento do Torcedor Gremista (DTG).

Ainda segundo o DTG, foram feitos diversos estudos com base em outras fundamentações técnicas que regulam capacidade dos espaços públicos e estádios de futebol, como a Inglaterra e os Estados Unidos.

A arquibancada norte da Arena teve a capacidade reduzida em 2013, após o incidente ocorrido no jogo de volta da pré-Libertadores, quando o Grêmio venceu a LDU pelo placar de 1 a 0. Na ocasião, após o gol de Elano, a mureta cedeu. À época, ainda não havia guarda-corpos no setor, e a torcida organizada ainda realizava a "avalanche", herança dos tempos de Olímpico. Inicialmente, no projeto original, o setor estava liberado para 9 mil lugares.

Ainda não há data para a ampliação da capacidade do setor. O clube espera a aprovação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) por parte do Corpo de Bombeiros para fazer a oficialização do aumento da capacidade do setor. A expectativa é que isso ocorra já para o início de 2020, no Campeonato Gaúcho.

Correio do Povo / Rádio Guaíba