person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Diogo Barbosa e Lucas Silva terão novas oportunidades no Grêmio

Dupla já vestiu a camiseta do Cruzeiro, adversário gremista neste sábado

| Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP

A situação atípica de ter fora de combate mais do que um time inteiro obriga o técnico do Grêmio, Renato, a pensar a melhor estratégia a usar amanhã à noite contra o Cruzeiro, no Independência. Nela, constam dois jogadores com circunstâncias peculiares no enfrentamento. Diogo Barbosa é presença garantida e Lucas Silva, que voltou a treinar no meio de semana, se tiver condições razoáveis, será titular novamente contra o ex-clube de ambos.

Tanto o volante quanto o lateral-esquerdo vestiram a camisa da Raposa e chegaram ao Grêmio em 2020. Estão na quarta temporada em Porto Alegre depois de passagens diferentes em Belo Horizonte. Lucas foi multicampeão antes e depois de ser vendido ao Real Madrid: faturou três títulos estaduais, duas vezes o Brasileirão e outras duas a Copa do Brasil, sendo a segunda junto com Diogo Barbosa.

“São jogadores de alto nível. O Lucas em 2017 voltando da europa fez jogos muito bons com o Mano Menezes na época. E na vinda ao Grêmio encontrou dificuldades fruto da comparação com os volantes anteriores, principalmente com o Maicon, expoente da posição. E ser comparado a esses jogadores, ao olhos do torcedor, é difícil e a torcida externa a impaciência quando outros tiveram desempenhos recentes melhores”, avalia James Freitas, ex-auxiliar do Grêmio e do Cruzeiro quando trabalhou com o volante a primeira vez.

No Palmeiras, James também conheceu Diogo Barbosa. “Ele foi titular com o Roger Machado e jogando bem. No Grêmio fez jogos bons, outros nem tanto e foi para reserva. Com desempenho irregular, não repete o que fez em outros clubes", completa. 

Numericamente o Grêmio viaja amanhã para Minas Gerais prejudicado. Animicamente, porém, há o entendimento de que na hora da dificuldade, o comprometimento tende a crescer dos jogadores menos aproveitados. Caso Lucas atue, será o primeiro volante, com Bitello sendo recuado como aconteceu no segundo tempo em Caxias do Sul.

Sem ele, não dá para descartar o uso do esquema com três zagueiros como aconteceu contra o ABC, em Natal pela terceira fase da Copa do Brasil. Hoje pela manhã ocorre o último treino e à tarde a delegação ruma para Minas Gerais.

João Paulo Fontoura