person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Franco Cristaldo: de “vaga-lume” a artilheiro do Grêmio

Meia encerrou o Gauchão com o título e seis gols marcados na competição

Cristaldo foi um dos artilheiros do Gauchão com seis gols marcados | Foto: Mauro Schaefer

O meio-campista Franco Cristaldo é, em valores totais, a maior contratação da história do Grêmio, custando cerca de US$ 4,5 milhões (R$ 24 milhões à época). O atleta chegou ao tricolor ainda em 2023, na leva de contratações que trouxe Luisito Suárez e Felipe Carballo. Pelos valores envolvidos, o jogador chegou com grandes expectativas ao clube. Contudo, parece que seu verdadeiro potencial só foi demonstrado em 2024. Nesse sábado, ele foi um dos responsáveis pelo heptacampeonato do time azul diante do Juventude. Foi dele o gol de empate, quando a partida se apresentava complicada para o Tricolor.

O argentino teve números importantes no ano passado, mas não convenceu parte da torcida. A sua cadência em campo lhe rendeu críticas e até mesmo a pecha de “vaga-lume”. Ou seja, um jogador que acende e apaga, participando de algumas jogadas importantes, mas que depois some do jogo. Em 2023, o jogador fez 54 jogos, sendo 31 como titular, marcou 11 gols e deu 12 assistências. É inegável que o atleta teve sua parcela de importância na campanha da temporada, sendo apenas ofuscado pelo craque Luisito Suárez, que alcançou números imbatíveis na temporada.

Já no campeonato gaúcho de 2024, vencido pelo Tricolor, o argentino fez o pedido por Renato: “pisou na área” e marcou seis gols. “É assim que quero. Ele faz o time jogar, pisa na área. É o ‘bê-á-bá’ do meia”, disse o técnico gremista, Renato Portaluppi, elogiando a atuação do argentino na partida contra o Brasil de Pelotas.

Mas a estatística mais constante na passagem de Cristaldo no Tricolor é a grande quantidade de partidas em que começou como titular, mas que foi substituído ao longo do segundo tempo. Na temporada de 2024, a prática não mudou: das 14 partidas que disputou, foi titular em 13 e substituído e todas, menos no jogo contra o Brasil de Pelotas, elogiado por Renato. Na partida em questão, foi um dos melhores em campo, encaixando diversos passes importantes além de fazer um golaço no primeiro tempo.

No fim de março, surgiram rumores nas redes de que o atleta estaria infeliz no Grêmio, especialmente devido as constantes substituições na segunda etapa. O empresário do jogador, no entanto, descartou que o atleta esteja infeliz em Porto Alegre.

Em 2024, o argentino mostrou sua versatilidade, conseguindo organizar o time e também fazer gols. Assim como pedido por Renato em entrevistas, Cristaldo frequentou a área dos adversários e marcou o mesmo número de gols que o centroavante Diego Costa. Falta agora saber se o atleta vai se manter “acesso” na Libertadores e no Brasileirão.

Lucas Keske