person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Grêmio analisa imagens para tentar identificar responsável por injúria racial na Arena

Grito de macaco contra Yony González foi captado por vídeo

Grêmio tenta identificar autora de injúria contra Yony González | Foto: Lucas Merçon / Fluminense / Divulgação / CP

O Grêmio pediu as imagens das câmeras de segurança da Arena para tentar identificar a torcedora que teria cometido um ato de injúria racial contra o atacante Yony González, do Fluminense. Em um vídeo publicado pelo clube carioca é possível ouvir que a palavra “macaco” foi dita por alguém de voz de tom feminino na torcida do Grêmio no momento em que o colombiano comemorava o gol que garantiu a vitória de 5 a 4 dos cariocas no último domingo pelo Brasileirão. Não houve menção ao caso na súmula da partida.

Na noite dessa segunda-feira, o lateral do Fluminense Igor Julião publicou um texto chamando atenção para o caso. Logo depois, o clube carioca e o Grêmio se manifestaram em notas sobre o assunto.

Em conversa com o Correio do Povo, o diretor jurídico gremista Nestor Hein ressaltou que partiu da direção do Tricolor a medida de buscar as imagens para tentar identificar quem cometeu a injúria. “Não recebemos nenhuma notificação, na verdade o jogador que foi vítima não se manifestou sobre o caso, mas partiu do Grêmio porque somos um clube contra o racismo. Temos esse dever”, ressaltou Hein.

Não há um prazo para que a identificação seja feita, mas Nestor Hein garantiu que isso será possível graças a um trabalho de leitura labial com as imagens dos torcedores que estavam naquele local. O diretor jurídico afirmou que, caso seja sócia, a torcedora deverá sofrer um processo de expulsão do quatro social do clube.

Mesmo Yony González ou o Fluminense não prestem queixa sobre o ocorrido, existe a possibilidade de um procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) oferecer denúncia contra o Grêmio pelo caso. Em 2014, o Tricolor foi excluído da Copa do Brasil  por injúrias cometidas por alguns torcedores contra o goleiro Aranha, do Santos.

Cristiano Munari