person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Grêmio deve exercer opção de compra de Everton Galdino

Atacante está emprestado pelo Tombense, de Minas Gerais

Galdino deve seguir no Grêmio em 2024 | Foto: Alexandre Durão / Grêmio FBPA / CP

O final da temporada está chegando e os clubes começam a projetar o próximo ano. Entre as tarefas está a renovação ou não dos jogadores que estão com contrato se encerrando no dia 31 de dezembro. O Grêmio iniciou essa movimentação e vai definindo algumas situações. A primeira delas é em relação a Everton Galdino, de 26 anos, que está emprestado pelo Tombense, de Minas Gerais. O Tricolor deve exercer a opção de compra e ficar com o atacante.

Os valores para efetivar a compra de Galdino são mantidos em sigilo pelas partes, mas a relação "custo x benefício" é considerado "boa". Ao longo de 2023, o atacante disputou 42 partidas, com oito gols e duas assistências distribuídas. Em alguns momentos da temporada, o jogador chegou a ser titular da equipe comandada por Renato Portaluppi, que é um dos entusiastas da sua permanência para a próxima temporada − o treinador também precisa definir o seu futuro para 2024.

Na contramão está Bruno Alves. Com vínculo até o final do ano, o zagueiro, de 32 anos, tem poucas chances de permanecer para a disputa da Libertadores 2024. No último domingo, após a vitória sobre o Vasco, o atleta adotou um tom de despedida na zona mista. Bruno lamentou não ter alcançado a marca das 100 partidas pelo clube, já que recebeu o terceiro cartão amarelo e não pôde enfrentar o Fluminense: "Estou em paz. Foram dois anos aqui no Grêmio. Por causa de um jogo, eu não completei 100 jogos. Hoje (domingo), eu fiz meu jogo de número 99. Acredito que foi uma linda história".

A situação mais indefinida é a de Pedro Geromel. Aos 38 anos, o zagueiro é dono de um dos altos salários do elenco. A ideia da direção tricolor é baixar os vencimentos do camisa 3, que conviveu com lesões em 2023. Foram apenas sete jogos disputados em 2023. Os outros atletas em fim de contrato são: o goleiro Caíque, o lateral João Pedro, o zagueiro Bruno Uvini, o meia Luan e os atacantes Gustavinho e André Henrique.

Lucas Mello