person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Grêmio: Geromel e Kannemann recuperam nova sequência juntos

Desde 2019, a dupla não engatava quatro jogos lado a lado, o que deve ocorrer contra o Caxias

| Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA / CP

Além de garantir o Grêmio na final do Gauchão pela sétima vez consecutiva, a partida diante do Caxias, na terça-feira, às 21h, na Arena, deve marcar a quarta vez seguida de Geromel e Kannemann juntos após quase cinco anos. Isso não acontece desde abril de 2019.

Naquela oportunidade, a dupla de zaga histórica atuou junta por sete jogos em sequência. O Tricolor vivia uma pressão para garantir classificação na fase de grupos da Libertadores. Após iniciar com um empate diante do Rosario Central, da Argentina, e uma derrota para o Libertad, do Paraguai, o Tricolor precisava reagir e, no final das contas, conseguiu a passagem para as oitavas de final em segundo lugar do Grupo H. Além de três jogos da principal competição sul-americana, Geromel e Kannemann entraram em campo em três confrontos do Gauchão e ainda uma rodada do Brasileirão: derrota para a Universidad Católica, do Chile (1 a 0), vitória sobre o São Luiz (3 a 0), vitória contra o Rosario Central (3 a 1), dois empates com o Inter (ambos por 0 a 0), vitória diante do Libertad (2 a 0) e derrota para o Santos (2 a 1).

Desde então, os dois zagueiros não conseguiram enfileirar mais de três partidas seguidas juntos. Os motivos são diversos: lesões, cartões amarelos ou vermelhos e até por preservações. Os problemas médicos, em especial, têm sido o grande problema da dupla Geromel e Kannemann nos últimos anos. No ano passado, o camisa 3 atuou em apenas sete partidas. O jogador sofreu uma lesão no joelho esquerdo ainda na pré-temporada. Em meio à recuperação de uma artroscopia, houve a criação de um edema ósseo. Quando retornou, em agosto, teve uma lesão muscular na coxa esquerda.

Em 2022, quando o Tricolor disputou a Série B do Brasileirão, foi a vez de Kannemann pouco atuar pelo Grêmio. Ao todo, o argentino disputou apenas nove jogos. O camisa 4 foi estrear na temporada em maio, após cirurgia no quadril. Recuperado desse problema, teve outras lesões musculares que o atrapalharam na temporada.

Neste ano, para evitar possíveis lesões que possam prejudicar a temporada, Renato Portaluppi tem tido maior cuidado na utilização dos defensores. Geromel, por exemplo, entrou em campo em oito das 13 partidas do Tricolor no Campeonato Gaúcho, sendo titular em todas elas. Até o último final de semana, no confronto de ida das semifinais, o capitão não tinha atuado fora da Arena. Já Kannemann também soma oito jogos no Estadual, sendo titular em todos eles. Diferente do companheiro de zaga, o argentino já havia disputado um confronto fora de casa: a derrota no clássico Gre-Nal 441 por 3 a 2, no Beira-Rio.

Enquanto Kannemann tem contrato com o Grêmio até o final de 2025, Geromel tem vínculo por mais três meses. Ou seja, até junho. Por ora, não há nenhuma conversa com a diretoria para estender o contrato pelo menos até dezembro deste ano.

Lucas Mello