person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Grêmio inicia saga contra times do topo da tabela sonhando com título do Brasileirão

Tricolor não venceu as equipes da ponta de cima no 1º turno. Sexta iniciam os duelos diretos

Diego Souza, que não viajou para Fortaleza na última rodada, volta ao time | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP

Entre as equipes que estão na ponta de cima da tabela do Campeonato Brasileiro, o Grêmio é quem tem o maior número de confrontos diretos até o final da competição. Quatro deles são justamente os próximos jogos. Por um lado pode ser um fator complicador, já que são partidas diante de adversários mais fortes. Por outro, se obtiver sucesso nos duelos, o Tricolor pode sonhar com o título, que hoje parece distante em função do ex-cesso de empates.

Palmeiras (fora), Atlético Mineiro (Arena), Inter (fora) e Flamengo (Arena). Essa é a sequência que o Grêmio terá pela frente nas próximas semanas. Mais adiante, ainda enfrentará o São Paulo, também em casa. E o time de Renato Portaluppi terá que mudar o retrospecto contra essas equipes. No primeiro turno, nenhuma vitória contra os concorrentes que hoje postulam o título. Em cinco jogos, foram quatro empates e uma derrota: Flamengo (1 a 1), Palmeiras (1 a 1), Inter (1 a 1), Atlético-MG (perdeu por 3 a 1) e São Paulo (0 a 0).

Se quiser permanecer entre os candidatos a levantar a taça na última rodada, o Grêmio tem que melhorar seu desempenho nesses chamados “jogos grandes”. O primeiro deles é na próxima sexta-feira, contra o Palmeiras, em São Paulo. “Teremos uma sequência com adversários que brigam pelo título. Eu não acredito que esses jogos vão definir o campeonato, mas vão definir muita coisa”, admite Renato Portaluppi.

A semana de trabalhos no CT Luiz Carvalho iniciou ontem com boas notícias. Tudo leva a crer que Renato poderá escalar força máxima na sexta-feira, incluindo os retornos de Geromel e Maicon, recuperados de lesões musculares. O volante, devido à falta de ritmo, possivelmente fique como alternativa no banco de reservas. Vanderlei, Kannemann, Jean Pyerre e Diego Souza, que não viajaram para Fortaleza, retornam normalmente.

Renato tem se mostrado incomodado com as informações de que estaria preservando alguns titulares. Segundo ele, as decisões são baseadas em dados científicos e, consequentemente, no risco de lesão que cada atleta apresenta. Lucas Silva, que vem sendo titular da equipe nos últimos jogos, recebeu o terceiro cartão amarelo no empate com o Fortaleza e desfalca o Grêmio em São Paulo. Darlan deve entrar no meio-campo.

Rafael Peruzzo