person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Grêmio irá recorrer de punição por injúria racial

STJD multou o clube em R$ 30 mil por ato de torcedor contra o atleta Yony González, do Fluminense

Grêmio foi punido por grito de "macaco" ter sido proferido contra Yony González, do Fluminense, em jogo na Arena | Foto: Ricardo Giusti

O Grêmio anunciou neste sábado que irá recorrer da punição aplicada pela Quinta Comissão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por ato de injúria racial de um torcedor contra o atleta Yony González, do Fluminense, em jogo do Brasileirão. Segundo nota publicada no site do clube, a agremiação “aguarda a publicação do acórdão do julgamento” para entrar com recurso no STJD.

Ainda segundo o Grêmio, “durante o julgamento, o presidente da Comissão, Dr. Rodrigo Moraes Mendonça Raposo, defendeu a absolvição do Clube argumentando falta de provas que justificassem qualquer pena”.

“O Grêmio também informa aos seus torcedores que no decorrer do julgamento dois dos quatro auditores que votaram pela aplicação de multa declararam ter conhecimento, através de imagens, de quem proferiu as ofensas racistas.

Desde o dia 12 de maio, quando as redes sociais veicularam a acusação, o Grêmio buscou imagens e pediu ajuda para identificar de forma clara o autor da suposta injúria. Sem prova robusta de identidade, o Clube não se sentiu confortável para acusar culpados”, conclui a nota.

O Tricolor foi punido com multa em R$ 30 mil. O Grêmio foi denunciado no artigo 243-G, “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.

O Tricolor prepara para os próximos dias um anúncio com algumas medidas para tentar coibir qualquer ato de injúria racial em jogos do clube na Arena.

Correio do Povo