person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Grêmio poderá utilizar time misto no Gre-Nal

Decisão de Renato deverá passar também pela estratégia do Inter

Renato deverá escalar o Grêmio com time misto no Gre-Nal | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP

Descobrir a escalação que Renato Portaluppi colocará em campo no Gre-Nal de amanhã, no Beira-Rio, virou um exercício de imaginação. As escolhas do treinador dependerão de diferentes fatores. E a tendência é que o Grêmio entre no clássico com uma equipe mista, mesclando titulares e reservas.

O Tricolor adotou concentração máxima. O grupo de jogadores desembarcou na manhã de ontem no Salgado Filho, após a classificação na Copa do Brasil. No período da tarde, já treinou no CT Luiz Carvalho e ontem mesmo iniciou a concentração para o Gre-Nal. A direção fretou um voo para retornar rapidamente de Salvador. 

O aproveitamento de titulares depende, inicialmente, das avaliações do departamento médico e da preparação física. O fato de o Grêmio jogar na quinta-feira pelas oitavas de final da Libertadores também será levado em consideração. “O Renato é bem pago para tomar essas decisões”, brincou Alisson. “Se ele me perguntar, eu vou dizer que quero jogar com certeza. Mas ele deixa claro que não tem 11 titulares, é um grupo. O Grêmio está forte nas três competições que disputa, então ele precisa que todos os atletas estejam bem”, disse. 

A decisão de Renato também vai passar pela estratégia do adversário. No Gauchão, o treinador mudou a escalação às vésperas do Gre-Nal da fase classificatória justamente porque o Inter colocou os reservas em campo. Hoje, no treinamento que terá parte fechada à imprensa, o treinador deve definir a equipe. Jean Pyerre, que deixou o gramado da Arena Fonte Nova sentindo lesão, é desfalque praticamente certo. Jogadores como Pepê e Luan, que têm entrado com frequência nas partidas, devem iniciar o clássico, assim como o goleiro Paulo Victor. O Tricolor vem de três vitórias consecutivas no Brasileirão e, se vencer, ultrapassa o rival na tabela. 

Rafael Peruzzo