person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Grêmio precisa vencer o Náutico para garantir retorno para a Série A do Brasileirão

Tricolor retorna ao palco da Batalha dos Aflitos neste domingo, às 16h

| Foto: Lucas Uebel / Grêmio / CP

Um dos anos mais duros da história do Grêmio pode terminar neste domingo, às 16h, no estádio dos Aflitos, contra o já rebaixado Náutico. Apesar de complicado e cheio de altos e baixos, o Tricolor amargou até agora 52 horas ao longo de 35 jogos na Série B.

Se o relógio pudesse unir todas as partidas disputadas na segunda divisão até aqui, o martírio não duraria mais do que três dias. Para poder comemorar o "ano novo" de forma antecipada, os resultados paralelos ajudaram: Sport, Sampaio Corrêa e Criciúma perderam neste sábado. Após o término da rodada de ontem, que foi extremamente favorável ao Tricolor, o presidente gremista Romildo Bolzan Jr foi enfático: "Temos que finalizar isso de qualquer maneira”. O Grêmio tem 58 pontos. Uma vitória o levaria a 61, e o deixaria fora do alcance do Ituano, atual quinto colocado, com 54 pontos, nas dua rodadas seguintes. 

Série B: acompanhe Náutico x Grêmio em tempo real

Desde o momento que caiu, em 9 de dezembro de 2021, na Arena, contra o Atlético-MG, o Grêmio, torcida, jogadores e dirigentes buscam esse momento. Coube ao destino ainda por cima colocar os Aflitos, palco da famosa batalha em 2005, justamente como o palco que pode devolver o clube para a primeira divisão. Se concluir a missão nesta rodada, os planos passam a ser apenas focados em 2023, um ano de reconstrução.

Dos personagens importantes que o clube teve neste ano, entre os principais está Diego Souza. O atacante foi responsável por um terço dos gols gremistas na Série B. Das 42 vezes em que o time marcou no campeonato, 14 são de autoria dele. Neste ano, o atleta também explorou o seu lado assistente, dando cinco passes para gol, sendo o segundo neste quesito na equipe, atrás apenas de Nicolas, com seis. Dos 35 jogos na competição, o atacante foi titular em 31. Sendo um dos mais experientes em campo e com papel de liderança no vestiário, o jogador ressaltou a importância da partida em entrevista coletiva na chegada, em Recife, na sexta-feira. 

"A pressão não é só deles (Náutico que pode entrar em campo já rebaixado), é nossa também, pelo fato da gente não estar matematicamente na primeira divisão. Mas o mais importante é a gente estar bem treinado, bem focado, saber a importância desse jogo de domingo. Se não for a classificação, que a gente consiga a vitória, se não for, que a gente consiga a vitória e os pontos rumo à Serie A. Não tem o que comemorar ainda, a gente tem muito o que trabalhar", destacou o camisa 29.

Diego deve comandar o ataque gremista ao lado de Thaciano e Guilherme no lugar de Biel, lesionado. Para o setor, a equipe conta com os reforços de Janderson e Campaz, após longo tempo fora, por lesão.

Brasileirão Série B - 36ª rodada

Náutico
Bruno Lopes; Victor Ferraz, Arthur Henrique, João Paulo e João Lucas; Djavan, Souza e Thomaz; Everton, Richard Franco e Júlio Rodrigues. Técnico: Dado Cavalcanti.

Grêmio
Brenno; Edilson, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti, Bitello e Lucas Leiva; Thaciano, Guilherme e Diego Souza. Técnico: Renato Portaluppi.

Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO-CBF)
Assistentes: Cristhian Sorence (GO-CBF) e Hugo Sávio Corrêa (GO-CBF)
VAR: Elmo Resende (GO-CBF)
Data e hora: 23 de outubro, domingo, às 16h
Local: Estádio dos Aflitos, em Recife (PE)

Mauri Dorneles