person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Grêmio x Rosário Central servirá de teste para Copa América

Equipe do Ministério da Justiça estará no estádio como parte de uma programação de planejamento de segurança para a competição

Equipe vai avaliar a segurança no local, conhecer as instalações técnicas de monitoramento e vigilância, o modelo de atuação em partidas de maior relevância e acompanhar a ação das forças de segurança | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / CP

O jogo entre Grêmio e Rosario Central, hoje à noite, na Arena, servirá de teste para a Copa América. Uma equipe do Ministério da Justiça estará no estádio como parte de uma programação de planejamento de segurança para a competição que acontece entre os dias 14 de junho e 7 de julho e que no Rio Grande do Sul terá como sede a casa tricolor.

Entre os objetivos nesta quarta-feira, está avaliar a segurança no local, conhecer as instalações técnicas de monitoramento e vigilância, o modelo de atuação em partidas de maior relevância e acompanhar a ação das forças de segurança durante o confronto entre os dois times. O procedimento está sendo feito em todos os estádios que receberão jogos pela Copa América no país.

Em Porto Alegre, a equipe estará acompanhada do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior. Como parte do roteiro da atividade desta noite, será executada uma atividade de inteligência com agentes que já estão sendo treinados para a competição entre seleções. O objetivo é ter informações para avaliar como tais ações funcionam em um cenário de estádio lotado, sendo possível identificar possíveis riscos.

As equipes da Secretaria da Segurança Pública (SSP) também testarão um software de reconhecimento facial, com o auxílio de câmeras de alta definição, que estarão instaladas em um mastro acoplado a um caminhão, do lado de fora do estádio. Desta forma, a partir de um banco de dados da SSP, o sistema permite a identificação de foragidos da justiça e de torcedores que estejam impedidos de assistir aos jogos no estádio, além de auxiliar no monitoramento da área.

Correio do Povo