person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Lado direito do Grêmio é uma preocupação para Roger Machado

Com Edílson e Rodrigo Ferreira fora de combate, técnico do Grêmio terá que improvisar no setor mais uma vez

| Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP

Dos pontos fracos, ou incertos, que o Grêmio ainda tem na equipe, a ala direita é, de todas as posições, a que ainda não apresentou um rumo certo. Tal qual um armador ou pontas eficientes, o Tricolor carece principalmente de um jogador que consiga se afirmar e ter sequência pelo lado direito do campo para a temporada. A posição é a mais nova dor de cabeça de Roger Machado, que se vê mais uma vez obrigado a improvisar no setor, importante para o seu 3-4-3. Sem Edílson e Rodrigo Ferreira, o treinador terá um jogador improvisado, provavelmente Jhonata Varela. 

O jovem meia foi o substituto de Edílson na última rodada e também atuou na Recopa Gaúcha, marcando um dos gols da vitória. A improvisação não será apenas um caso isolado para a próxima partida, quando a equipe recebe o Sampaio Corrêa, na Arena, amanhã, pela 13ª rodada, em razão do tempo de recuperação dos laterais-direitos à disposição.

Edílson, com lesão de grau 2 na coxa direita, deve parar por pelo menos um mês, ainda que o DM não tenha divulgado oficialmente uma data de retorno. Já Rodrigo Ferreira, que se recupera também de uma lesão muscular, teve o período inicial previsto para voltar aos gramados encerrado ontem.

O lateral machucou-se no último dia 16 de maio, no jogo contra o Ituano. Nos últimos treinos abertos, foi possível ver o jogador fazendo a transição física, com trabalhos leves com bola. Na verdade, a falta de opções para a posição tem sido um problema recorrente durante toda a temporada.

No início do ano, a direção chegou a recontratar Orejuela, que acabou dispensando em seguida por insuficiência técnica. A partir de então, o Departamento de Futebol gremista foi atrás dos atuais laterais.

O técnico Roger também precisou improvisar anteriormente, quando utilizou Rodrigues na fase final do Gauchão e início de Série B no lado direito da defesa. Depois, deslocou-o de volta para a zaga, setor onde atuará amanhã. A escassez no setor fará a direção do clube se movimentar mais uma vez na próxima janela de transferências em busca de um lateral.

Mauri Dorneles