person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Participantes do Mundial: Pachuca quer final inédita para México

Mexicanos precisam vencer o o Wydad Casablanca e depois passar pelo Grêmio de Renato Portaluppi

Delegação do Pachuca chegou na segunda-feira aos Emirados Árabes Unidos | Foto: Reprodução / Instagram Pachuca Tuzos Oficial / CP
O Pachuca, um dos times de maior tradição no México, vai para o Mundial de Clubes com o objetivo e o sonho de colocar um clube do país pela primeira vez na final da competição. O México é presença constante nas 13 últimas edições do torneio, mas nunca conseguiu chegar à decisão. Os melhores resultados das equipes do país foram as terceiras colocações de Necaxa, em 2000, e Monterrey, em 2012.

Esta é a quarta vez que o Pachuca disputa o Mundial de Clubes, mas nunca conseguiu brilhar na competição. Na primeira participação, em 2007, foi eliminado nas quartas de final pelo Etoile du Sahel, da Tunísia. No ano seguinte, perdeu para a Liga Deportiva Universitaria nas semifinais, mas conseguiu a quarta colocação. Em 2010, voltou a ser eliminado nas quartas, desta vez para o Mazembe, que derrotou o Internacional na semifinal.

•• Leia sobre os demais clubes

Real Madrid em crise busca o 5º título na temporada
Pachuca quer final inédita para México
Wydad quer repetir façanha do rival de Casablanca
Urawa Red quer repetir desempenho do Kashima
Al Jazeera quer fazer história para Emirados
Auckland City é presença constante no Mundial
Leia mais sobre o Grêmio no Mundial

O sonho do técnico uruguaio Diego Alonso é chegar a tão sonhada final. Para isso, precisa primeiro vencer o Wydad Casablanca marroquino, dia 9 de dezembro, para três dias depois enfrentar o Grêmio na semifinal.


"O principal é ter bases sólidas. O time deve ter as coisas bem claras. Saber muito bem como iremos jogar e depois adaptar-se para os distintos estilos de jogo que podemos enfrentar", indicou o uruguaio. As principais estrelas do time mexicano são o japonês Keisuke Honda, ex-Milan, e o jovem volante Erick Gutiérrez.



A competição

O Grêmio estreia no dia 12 de dezembro, 15h (horário de Brasília). O Grêmio ira enfrentar, na semifinal, o vencedor de Pachuca e Wydad Casablanca. A partida será disputada no Estádio Hazza bin Zayed, em Al Ain. A grande final será em Abu Dhabi, dia 16.

Agora o seleto grupo dos clubes que irão lutar pelo cobiçado título de campeão mundial está completo. O time gaúcho foi o último entre os sete participantes a carimbar o passaporte. Todos os demais campeões continentais foram definidos antes.

A competição, marcada para começar dia 6 com a final programada para dia 16, organizada pela Fifa reúne a "nata" do futebol do planeta. São seis campeões continentais e o campeão nacional do país-sede.

Os confrontos

O torneio abre com o confronto entre o representando do país-sede (Al-Jazira) x campeão da Oceania (Auckland City) numa fase preliminar. O jogo será dia 6 de dezembro, 15h (horário de Brasília)

Três dias depois, às 11h (horário de Brasília), pelas quartas-de-final, o campeão da Concacaf (Pachuca) enfrenta o representante do continente africano (Wydad Casablanca). O vencedor deste duelo enfrentará o Grêmio na semifinal. Ainda no dia 9, o vencedor da fase preliminar encara o campeão da Ásia (Urawa Red Diamonds).

A outra semifinal colocará frente a frente o temível Real Madrid x Urawa Red Diamonds ou vencedor da fase preliminar. A partida será realizada na quarta-feira, 13 de dezembro, 15h.

Disputa pelo 5º lugar
Os perdedores das quartas de final se enfrentam no dia 12 ao meio-dia, horário de Brasília.

Disputa pelo 3º lugar
Os perdedores das semifinais brigam pelo terceiro lugar no dia 16 ao meio-dia.

Final
Sábado, 16 de dezembro, 15h.

AFP