person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Renato Portaluppi diz que Grêmio quer o Brasileiro e reclama de cobranças por titulares

Treinador lembrou que, mesmo poupando titulares, equipe terminou na 4ª colocação nos últimos três anos

Renato Portaluppi vive a expectativa que o Grêmio conclua a contratação de um centroavante até a terça-feira | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP

Daqui a 26 dias Renato Portaluppi completará quatro anos como técnico do Grêmio e desde que voltou ao clube sempre é cobrado pela estratégia de utilizar o grupo em jogos do Campeonato Brasileiro. Após o quarto empate no Brasileirão, contra o Vasco, no último domingo, o treinador voltou a afirmar que o clube vai fazer de tudo pelo título e criticou as cobranças por titular em todos os jogos.

“Muitas vezes, o jogador quer jogar, mas muitas vezes ele não têm condições físicas. (...) O risco de uma lesão é muito grande. Quantas vezes preciso falar que o Grêmio quer o Brasileiro e vamos brigar pelo título sim, agora, não pode a cada rodada: ‘Porque não jogou o time principal?” Sou pago para pensar. (...) Nos anos anteriores, ganhamos a Copa do Brasil 2016, a Libertadores em 2017, poupando jogadores, e nos últimos três anos, mesmo disputando três ou quatro competições, chegamos em quarto lugar nos Brasileiros. Hoje é o 15º jogo invicto do Grêmio, tá ruim?”, questionou o treinador.

Na partida contra os cariocas, Renato Portaluppi não utilizou Vanderlei, que esteve em campo em 18 dos 22 jogos do Grêmio na temporada, e Geromel, que atuou em 10 oportunidades. Diego Souza e Maicon ficaram de fora devido as lesões.

“Nós, profissionais, temos que pensar. Eu falo com o fisiologista, com o departamento médico e com o preparador físico. Tem o exame de CK, que mostra quando o jogador está suscetível as lesões. Isso não é só no Grêmio. Temos um grupo rico, quem sabe mais dois jogadores para completar o elenco e lutar bonito pelo Brasileiro”, destacou.

O próximo compromisso é o primeiro jogo da decisão do Campeonato Gaúcho, que Renato Portaluppi venceu com o Grêmio nas últimas duas edições. O adversário será o Caxias, que venceu as duas partidas que fez contra o Tricolor. Na fase classificatória do primeiro turno, vitória por 2 a 0, na Arena. Na final do mesmo turno, derrota por 1 a 0, no estádio Centenário, local do primeiro jogo da decisão.

“Nas últimas partidas, o Caxias foi um pouco mais feliz do que a gente. Eles estavam treinando há muito mais tempo. Sempre temos esse problema na volta das férias, pois os times do interior estão treinando há mais tempo e com mais ritmo, mas, agora, a história é diferente. O Grêmio chegou e, quando ele chega, é forte. Vamos ter o mesmo respeito, mas pode ter certeza que a história vai ser diferente. A minha equipe está com ritmo de jogo.  Serão duas partidas e nos 180 minutos, vamos ver que tem mais poder”, declarou.

O Grêmio volta aos treinos nesta segunda-feira às 15h30min. O primeiro jogo está marcado para Caxias do Sul, na quarta-feira, às 21h30min.

• O histórico de Renato Portaluppi na atual passagem pelo Grêmio

2016 – Brasileiro - 9º colocado (tabelas no site da CBF)
Copa do Brasil - Campeão
Libertadores - Queda nas Oitavas para o Rosário Central-ARG

2017 – Brasileiro - 4º colocado 
Libertadores - Campeão
Copa do Brasil - Semifinal – perdeu nos pênaltis para o Cruzeiro

2018 – Brasileiro - 4º colocado 
Libertadores - semifinal – perdeu por 2x1 para o River-ARG na Arena
Copa do Brasil – quartas – derrota para o Flamengo 1x0 no Maracanã

2019 – Brasileio - 4º colocado 
Libertadores - semifinal – derrota para o Flamengo 5x0 no Maracanã
Copa do Brasil – semifinal – perdeu nos pênaltis para o campeão Athletico-PR

Correio do Povo