person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Sequência invicta muda o cenário no Grêmio

Tricolor tem 83,3% de aproveitamento nos últimos oito jogos e está a seis pontos do líder do Brasileiro, com uma partida a menos

Renato Portaluppi prometeu e fez o Grêmio "decolar" no Brasileiro, onde está a seis pontos do líder, com um jogo a menos | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP

Em um intervalo de 25 dias o Grêmio mudou radicalmente o próprio cenário na temporada. No dia 14 de outubro, o Tricolor vencia o Botafogo por 3 a 1, na Arena, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Desde então, mesmo sem apresentar um futebol vistoso na grande maioria dos jogos, bem pelo contrário, o time de Renato Portaluppi acumula bons resultados, se classificou para as quartas de final da Copa do Brasil, garantiu a primeira posição em sua chave na Libertadores da América – está nas oitavas de final – e ingressou no grupo que briga por título no Brasileirão.

No domingo, na vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense fora de casa, além do resultado, veio uma atuação convincente, a melhor na série de oito partidas de invencibilidade. São seis vitórias e dois empates, com um aproveitamento de 83,3%.

Antes desse período, o clube patinava no Brasileiro e chegou a flertar com a zona de rebaixamento. Mas nas últimas cinco rodadas venceu quatro jogos e empatou um, somando 13 dos 15 pontos disputados.

Na classificação, o Tricolor saiu da 15ª posição para a 8ª a seis pontos do líder, o Inter, com uma partida a menos. O desafio agora é repetir o bom futebol visto no Maracanã, encaixar uma série de boas atuações e ter regularidade no desempenho.

“No momento ruim eu falei que íamos melhorar, eu confio no grupo, confio no trabalho. Eu não vou falar mais nada, falta todo um segundo turno, vamos ver”, disse Renato após a vitória no Rio de Janeiro, adotando um tom mais comedido, mais “pés no chão”.

Na quarta-feira, o Tricolor volta-se para a Copa do Brasil. O jogo de ida contra o Cuiabá pelas quartas de final acontece no Mato Grosso. O atacante Pepê, que deixou o campo domingo sentindo desconforto muscular, deve estar em campo. Orejuela e Kannemann, convocados para as seleções da Colômbia e Argentina, respectivamente, estão fora.

A principal notícia para Renato na vitória sobre o Fluminense foi a presença do meia Jean Pyerre em grande parte do jogo. O centroavante Churín também teve participação destacada e a concorrência com Diego Souza está aberta.

O chileno César Pinares só será apresentado após os jogos pela seleção chilena nas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Rafael Peruzzo