person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Tardelli deve ficar fora da estreia do Grêmio na Libertadores, diz preparador físico

Rogério Dias destacou que ao final da semana que vem pode precisar uma data para o aproveitamento do atacante

Tardelli ficou 74 dias sem jogar antes de começar a treinar no Grêmio | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / CP

Principal reforço do Grêmio para a temporada, Diego Tardelli completou neste sábado o nono dia de trabalho com a equipe, mas ainda não tem previsão de estreia com a camisa Tricolor. O preparador físico Rogério Dias destacou que é muito difícil precisar uma data para que o atacante possa começar a jogar porque ficou 74 dias parados e também precisa de ritmo e entrosamento com os colegas. “Ele foi avaliado na sexta e já apresentou uma evolução na parte antropométrica, com perda de percentual de gordura e aumento da massa muscular. Ao fim da semana que vem teremos uma referência melhor para passar”, afirmou o profissional, destacando que é improvável que viaje para a partida contra o Rosário Central, na Argentina, para a primeira partida do Tricolor gaúcho na Libertadores.

Conforme Dias, o atleta, que já foi inscrito no BID, fez todo processo de praxe de início de temporada e chegou numa boa condição pelo seu biotipo por ser “um cara que se cuida e sabe da importância do trabalho de prevenção”. “Fizemos uma primeira semana de lastro, de exercícios gerais, resistência muscular. Neste final de semana, começamos a migrar para a força. A verdade é que é um dia de trabalho para cada quase dez parados, então não posso dizer uma data nem um período ainda”, frisou. O jogador atuou pela última vez em novembro do ano passado, quando estava no futebol chinês.

Para a próxima semana, o preparador físico disse que vai diminuir a quantidade de treinamentos do camisa 9 – atualmente ele trabalha em dois turnos –, mas vai aumentar a intensidade da sessões. “Falei com ele que a semana dele não acabou, temos treino no domingo e na segunda. A partir de agora ele vai ficar mais carregado e precisamos aguardar a resposta muscular para direcionarmos trabalhos coletivos, em campo mais aberto”, falou. A previsão é de que, a partir do dia 27 de fevereiro, Tardelli participe de atividades desse tipo.

Além disso, o atacante precisa de ritmo. “Tem que voltar a jogar primeiro para depois atingir um ápice, um nível de performance e competitividade. Conhecendo o Renato e sua maneira de trabalhar, o vai precisar passar pelo coletivo, jogo-treino e amistoso até que ele fique à disposição para entrar na lista de relacionados”, avaliou Dias, que também ressalta que isso é importante, porque, às vezes, o jogador está bem fisicamente nos treinos, mas apresenta outro desempenho durante uma partida. “No campo, com a pressão e enfrentamento, a resposta é totalmente diferente. Preferimos aguardar essa semana inteira, e ao final passar uma informação mais precisa de uma possibilidade de estreia”, finalizou.

Projeção da temporada

Programando a temporada de calendário cheio – O Grêmio disputa a Libertadores a Copa do Brasil e o Brasileirão –, Dias enfatizou que há a propensão de que diferentes atletas comecem jogando as partidas, conforme a competição. “Como o calendário não muda em relação aos últimos anos, graças a Deus é denso por estarmos envolvidos em grandes campeonatos, a tendência é de que o Renato siga a linha de rodar o time, priorizar alguma coisa, mas tentando chegar em todas elas”.

Durante os últimos anos, alguns atletas sofreram com lesão e desfalcaram o elenco em momentos importantes. O preparador físico explicou que sua equipe não realiza um trabalho especial, mas tem “o cuidado básico de tentar individualizar a carga e, na resposta pós-jogo, encaminhar o treinamento mais adequado”. Um desses jogadores foi Luan. “O que o atrapalhoufoi a fascite plantar, porque começou a sobrecarregar, então isso o tirou de boa parte da temporada. Ele vem fazendo um trabalho normal em campo, mas a prevenção dessa condição é diária. Sempre no pré e pós-treino, ele está na fisioterapia tentando fazer essa manutenção para que essas dores não voltem a atrapalhar”, concluiu.

Sem Léo Moura e Alisson, que se recuperam de lesão, o Grêmio enfrenta o Veranópolis nesta segunda-feira, no último desafio do Gauchão antes da estreia na Libertadores. Renato Portulappi estará de volta ao comando da equipe. Focando melhorias pontuais para o primeiro jogo da competição continental, o Grêmio vai a campo com força máxima. O time deve ter Paulo Victor; Leonardo Gomes, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel e Maicon; Marinho, Luan e Everton; Felipe Vizeu. A partida ocorre às 20h, na Arena.

Correio do Povo