person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Transição do Grêmio coloca formação como principal objetivo, diz técnico

Thiago Gomes destacou trabalho de espelhar estilo de jogo de Renato nos profissionais

Thiago Gomes falou sobre o trabalho no time de transição do Grêmio | Foto: Rodrigo Fatturi / Grêmio / CP

O grupo de transição do Grêmio foi vice-campeão de Aspirantes em 2019. A equipe perdeu a final para o Inter, mas colecionou bons resultados ao longo da competição e terminou o certame com o melhor ataque. Para o técnico da equipe gremista, Thiago Gomes, isso é fruto de ter se aproximado ainda mais do modelo de jogo praticado por Renato Portaluppi no time profissional.

"Temos que colocar a formação como principal objetivo. Nunca colocamos o resultado na frente da formação. Tem que colocar os conceitos que o Renato usa no time de cima", afirmou em entrevista para a Rádio Guaíba.

"A campanha (nos aspirantes) que colocamos em prática é uma grande conquista. Quem viu, viu um time dominando a partida, com muita posse de bola", ressaltou. Thiago Gomes disse que o trabalho feito na transição é de forma muito integrada, de troca de informações. Tanto com os profissionais quanto com a equipe sub-20.

"A gente sabe que o momento antes de chegar ao profissional é muito delicado porque envolve muitas expectativas. Procuramos colaborar na formação final como atletas e como cidadão", ressaltou.

Gomes destacou que o grupo de transição está fazendo a pré-temporada e que estará à disposição do técnico Renato em 2020. No entanto, disse que não sabe quanto atletas serão utilizados, já que isso está ligado ao retorno e das condições físicas dos profissionais após as férias.

Ferreira

Sobre Ferreira, que foi destaque nas rodadas finais do Brasileirão ao marcar um gol contra o Cruzeiro e no jogo diante do Goiás, Thiago Gomes lembrou que ele voltou de empréstimo no começo do ano.

"Ferreira é um grande jogador. Chamei para uma conversa no começo da temporada. Disse o que ele precisava evoluir. Ele é muito profissional, muito dedicado. Hoje ele se torna uma das promessas para 2020", afirmou. "Trabalho da transição é de recuperar o atleta, que muitas vezes não está num bom momento. Ferreira é um exemplo clássico de recuperação de jogador. Vai evoluir muito com Renato".

Correio do Povo e Rádio Guaíba