person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Vídeo: "90 minutos para entrar para história", relembra Renato sobre Libertadores de 1983

40 anos depois da inédita conquista, Correio do Povo conversou com o grande protagonista da vitória sobre o Peñarol

| Foto: Mauro Schaefer

O dia era 28 de julho de 1983. Final da Libertadores. Diante de mais de 73 mil torcedores, o Grêmio vencia o Peñarol por 2 a 1 no estádio Olímpico e se sagrava campeão da América pela primeira vez em sua história. 

"A cidade praticamente parou. Não só nos treinos, mas no dia a dia. Vimos a euforia da torcida e a gente mais do que nunca colocou na cabeça que eram 90 minutos para entrar na história do clube". Assim, Renato Portaluppi, resumiu o sentimento do grupo de atletas ao acompanhar a mobilização dos gremistas em Porto Alegre na semana e também no dia da decisão há 40 anos atrás. Hoje treinador gremista e ídolo cada vez mais consagrado, um ainda jovem e "encrenqueiro" Renato ajudava o Tricolor a pintar a América de azul.

O Correio do Povo conversou com Renato. No papo de 18 minutos, o ídolo gremista contou bastidores da conquista e relembrou histórias do inédito título. Conversas com companheiros, bastidores do vestiário, a assistência para o gol de César e até a provocação aos uruguaios. 

Lucas Mello e Vítor Figueiró