person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Vinte e cinco anos de uma noite mágica em Medellín

No dia 30 de agosto de 1995, Tricolor se sagrava bicampeão da América

O título chegou no empate em 1 a 1 com o Atlético Nacional no Atanasio Girardot, em Medellín. Na primeira partida da final disputada no Olímpico | Foto: ROBERTO SANTOS / CP MEMÓRIA /

Neste domingo, 30 de agosto, completam-se 25 anos da conquista do bicampeonato da Libertadores pelo Grêmio. O título chegou no empate em 1 a 1 com o Atlético Nacional no Atanasio Girardot, em Medellín. Na primeira partida da final disputada no Olímpico, o Tricolor venceu por 3 a 1, com um gol contra de Marulanda, um de Jardel e outro de Paulo Nunes, garantindo a vantagem para o confronto de volta. 

Na Colômbia, o Grêmio encarou o time e mais de 50 mil torcedores do Atlético Nacional, que saiu na frente logo aos 12 minutos, com Aristizábal. Os colombianos não conseguiram ampliar e, aos 40 minutos da etapa final, Alexandre Xoxó sofreu pênalti. Dinho cobrou forte, sem chances para Higuita, igualando o placar e garantindo a festa tricolor.

Luiz Felipe Scolari escalou: Danrlei; Arce, Rivarola, Adílson e Roger; Dinho, Goiano, Arílson (Alexandre) e Carlos Miguel (Nildo); Paulo Nunes e Jardel. O centroavante gremista foi o artilheiro, com 12 gols. Com oito vitórias, quatro empates e duas derrotas, a campanha teve momentos históricos como as goleadas (e a briga) contra o Palmeiras, nas quartas de final, e os 3 a 0 sobre o Olimpia, em Assunção, nas oitavas.

Chico Izidro