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Verão

Especial

Ingressos NFT e VR: painel debate maneiras de atrair mais público para estádios da Dupla Gre-Nal

Com representantes da BRio e da Arena Porto-alegrense, painel projetou alternativas para os estádio multiuso

| Foto: Vítor Figueiró / Especial CP

A South Summit Brazil 2023 abriu espaço para debates sobre como atrair mais público nos estádios da Dupla Gre-Nal. Em painel no palco The Next Big Thing, nesta quarta-feira, o evento trouxe a tona alternativas para engajar torcedores e incrementar ferramentas digitais nas experiências nas arenas multiuso em todo o país. 

"O entretenimento se alterou forte na época da pandemia. Ele virou digital e virtual e as pessoas se acostumaram. Nós, como gestores de arenas, estamos vendo que a média de público não está crescendo. Ela reduziu. Precisamos gerar conteúdos além do futebol para que as pessoas voltem a consumir o conteúdo futebol e esporte", pontuou o presidente da BRio, Paulo Pinheiro. A empresa tem a gestão compartilhada do Beira-Rio.

Para o o diretor de Operações da Arena Porto-alegrense, Paulo Rossi, a tendência mira para facilidades e entre elas, estão os ingressos em NFT nos jogos de Grêmio e Inter. "Será um divisor de águas e um grande passo para mudar a experiência dos usuários", resumiu. Rossi também enxerga que com a tecnologia e o digital pode ser possível auxiliar os problemas de acessos nos estádios. 

"Os torcedores sempre deixam para entrar na última hora. Através de meios tecnológicos, é possível pensar e avisar o melhor momento de acesso", acrescentou. Um trabalho já vem sendo desenvolvido em parceria com com Cristian Gomes, da SporTI Brasil, que participou do painel.

Combate aos cambistas

A ideia de ingressos como tokens na blockchain - armazenamento e compartilhamento de informação descentralizado e criptografado - foi explicada pelo co-fundador da NFT Ticktet Pass, Felipe Ribbe.

"Evita a falsificação e permite rastrear os ingressos. É uma maneira de combater o cambismo. Além de tudo, viram itens colecionáveis", explicou. "Tivemos uma experiência em um show do Milton Nascimento com público 70+ e foi extremamente positivo", sobre restrições para faixa etárias elevadas..

Co-fundador da Kubikz, Edoardo González vê brecha para incrementos de realidade virtual. "Podemos ter o jogo projetado holograficamente na Arena. Isso amplia os espaços e une as pessoa (...) transportar os torcedores para o vestiário para a área das entrevistas".

Vítor Figueiró