person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Edenilson segue importante no Inter, mas desgaste com torcida tira selo de "inegociável"

Meia mantém bons números, mas sofre com ausência de títulos após cinco anos no Beira-Rio

Edenilson vai atuar em Belo Horizonte na próxima temporada | Foto: Ricardo Duarte / Inter / CP

A importância de Edenilson para o Inter é inegável. Ele desembarcou em Porto Alegre em março de 2017, quando o clube e o time viviam os primeiros tempos daquele ano na segunda divisão. Rapidamente, tornou-se titular, ajudou na volta à Série A e foi um dos jogadores de confiança de absolutamente todos os técnicos que passaram pelo Beira-Rio desde então. Agora, porém, alguns sinais apontam para o cansaço da relação do volante com o clube e, principalmente, com a torcida. Aos 33 anos, Edenilson ainda é titular e será utilizado enquanto estiver no Inter, mas perdeu a alcunha de inegociável. Ou seja, se surgir alguma proposta que seja vantajosa tanto para o clube quanto para o atleta, ele sairá.

Conta contra Edenilson a fase do Inter. Desde que ele chegou, ele marcou 46 gols e fez 32 assistências em 293 partidas, mas não conquistou títulos. Nenhum, nem mesmo do Gauchão. Para completar, o jogador foi protagonista nos momentos aqueles que o time colorado ficou no "quase", como na Copa do Brasil, em 2019, e no Brasileirão de 2020, concluído em fevereiro do ano seguinte. O mais recente ocorreu na quinta-feira passada, quando Edenilson errou o primeiro pênalti da série que acabou tirando o Inter da Copa Sul-Americana, após um empate sem gols com o Melgar

Depois da partida, ele concedeu entrevistas, quando assumiu a sua parcela de responsabilidade na desclassificação. “Eles vêem potencial em mim para decidir jogos, mas infelizmente hoje (quinta-feira) eu não consegui. Estou aqui para ser cobrado. Mas espero que dêem um voto de confiança para esse grupo”, disse o jogador, naquela noite.

Para completar, na manhã desta quarta-feira, durante o treino realizado no CT Parque Gigante, o jogador aproximou-se da área reservada à imprensa e fez cobranças ao jornalista Lucas Collar, do canal identificado Vozes do Gigante. "Toma mais cuidado. Seja mais profissional quando for falar no meu nome. Me tira do teu circo. Não sou palhaço. Sou profissional para caramba", afirmou o jogador. Em seguida, virou-se e seguiu para o treino. O jornalista perguntou o motivo das cobranças, mas não obteve resposta. 

O Inter não posicionou-se sobre o episódio, que não melhora em nada a situação do jogador. Segundo a assessoria de imprensa do clube, trata-se de um "assunto isolado e pontual, que será resolvido de forma individual". Agora, sem muitas alternativas, o plano de Mano Menezes é recuperar Edenilson e colocá-lo para jogar. Neste ano, ele é o líder em participação em gols, com oito bolas na rede e cinco assistências em 41 jogos, comprovando que tecnicamente ainda é um jogador importante e pode contribuir dentro de campo.

Fabricio Falkowski