person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Inter: confira detalhes da reunião do Conselho Deliberativo que decidiu ouvir oferta da Libra

Encontro tenso na última segunda-feira debateu aceite do Colorado para proposta feita pela Liga Forte Futebol

Rompimento de contrato por parte do grupo Turner poderá desfalcar o caixa do clube em até R$ 27 milhões | Foto: Eric Raupp / Especial / CP

Após quase quatro apresentações, arrazoados e debates acalorados, o Conselho Deliberativo do Inter decidiu que irá chamar os representantes da Libra para escutar uma proposta concreta para o clube. Assim, os conselheiros teriam elementos para comparar com a oferta já feita pela Liga Forte Futebol, cujos números e principais aspectos foram apresentados e defendidos pelo presidente Alessandro Barcellos. Esse foi, em síntese, o resultado da reunião ocorrida na noite desta segunda-feira.

O tempo é escasso. Uma nova reunião do CD deve ser marcada para a próxima segunda-feira, quando a oferta da Libra será apresentada aos conselheiros. Somente depois disso, provavelmente na segunda-feira seguinte, dia 3, ocorreria uma votação para chancelar o ingresso do Inter ou à LFF ou à Libra. Ainda ontem, emissários do Conselho entraram em contato com os executivos da Libra.

No centro do debate, que racha o CD, está a adesão do Inter a um ou outro movimento e a venda dos direitos de transmissão por um período de 50 anos. De um lado, a LFF apresenta um cenário que parece mais justo na divisão de receitas, mas é um conjunto de clubes menos representativos. Os maiores são o próprio Inter e o Atlético Mineiro. Ou seja, os maiores clubes do Brasil estão com a Libra. Assim, no longo prazo, as estimativas apontam para uma grande concentração de recursos na Libra, que conta com os quatro clubes de maior audiência: Flamengo, Corinthians, Palmeiras e São Paulo, além do Grêmio, entre outros. 

Barcellos é um dos principais articuladores da LFF e alega motivos jurídicos para não negociar com a Libra. De qualquer forma, dos 26 clubes que estão em negociações com o grupo, apenas Inter e ABC (RN) ainda não assinaram o contrato de adesão. Assim que o acordo for selado, a LFF promete pagar um adiantamento de R$ 44 milhões ao clube. Trata-se de mais uma forma de persuadir os conselheiros.

Outra definição da reunião da reunião da última segunda-feira é que a votação, quando ela ocorrer, deverá ser nominal. Ou seja, ficará registrado como cada conselheiro irá votar. Enfim, a adesão do Inter a uma das duas ligas é um tema que vai gerar mais debate.

Fabricio Falkowski