person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Inter segura empate com um a menos diante do Melgar na Sul-Americana

Daniel foi personagem ao garantir 0 a 0 no confronto de ida na altitude de Arequipa

Inter ficou no empate fora de casa diante do Melgar, na Sul-Americana | Foto: Daniel Ramos / AFP / CP

O Inter sofreu, mas segurou um bom 0 a 0 com um jogador a menos na altitude de Arequipa, diante do Melgar. A equipe foi pressionada e teve menos volume que o adversário, mas manteve o empate até o fim, na noite desta quinta-feira, pelo jogo de ida das quartas de final da Sul-Americana. Com o resultado, quem vencer no Beira-Rio, na semana que vem, está nas semifinais da competição continental. Não há gol qualificado na competição. Em caso de nova igualdade, o avanço será decidido nos pênaltis.

Um dos personagens da partida foi o goleiro Daniel, fazendo grandes defesas e salvando o Inter de um prejuízo maior em Arequipa. Já Alemão foi o destaque negativo: acertou uma cotovelada em jogador adversário e foi expulso, deixando o Inter com um a menos na metade do segundo tempo, já com o desgaste da altitude castigando o Colorado.

O Inter volta a campo no domingo, quando enfrenta o Fortaleza, às 18h, no Castelão, pelo Campeonato Brasileiro. Já a partida de volta diante do Melgar acontece na próxima quinta-feira, também às 19h15min, no Beira-Rio.

Melgar tem mais volume de jogo

Para dar continuidade após a grande partida feita no Beira-Rio no fim de semana, Mano Menezes mandou a campo em Arequipa exatamente a mesma equipe que atropelou o Atlético-MG por 3 a 0. No banco, no entanto, ganhou duas importantes opções: os meia-atacantes Taison e Alan Patrick, recuperados de lesão.

O Inter começou sofrendo com as investidas do Melgar pelo lado direito de ataque, nas costas de Renê. Em três tentativas ainda antes dos 10 minutos, foram feitos cruzamentos buscando Bernardo Cuesta no comando de ataque. A mais perigosa aos 8, quando a bola levantada chegou até o atacante, que venceu Vitão pelo alto e cabeceou firme, obrigando Daniel a fazer a primeira boa defesa da partida.

A resposta do Inter veio justamente em contra-golpe, após nova tentativa de finalização de cabeça em cobrança de escanteio. Aos 11, ao neutralizar uma chegada, o Colorado escapou com Alemão. Ele levou o time à frente e abriu para Wanderson na esquerda. A bola chegou a escapar um pouco de seu controle, mas não impediu a finalização forte, cruzada e alta com perigo, obrigando o goleiro a espalmar para escanteio.

O Melgar levava vantagem na bola alta. As jogadas nas costas de Renê seguiram entrando e, de cabeça, o perigoso centroavante Bernardo Cuesta seguiu assustando a defesa colorada. Por sorte, o goleiro Daniel viveu boa jornada na primeira etapa. Ele esteve bem colocado para neutralizar as tentativas da força aérea do time de Arequipa, nas vezes em que foi exigido.

Apesar de parar de sofrer com as investidas do Melgar, superando seu pior momento dentro do jogo, o Inter ainda estava um pouco mais espaçado no meio-campo, especialmente nas tentativas de descer ao ataque na transição rápida. Isso atrapalhou especialmente quando tentou combinações pela esquerda, com Edenilson, Alemão e Wanderson. Assim, o jogo foi mesmo ao intervalo empatado em 0 a 0.

Alemão é expulso e aumenta pressão

O Inter voltou com o mesmo time e, assim, seguiu correndo riscos, a exemplo da primeira etapa. Logo no minuto inicial do segundo tempo, Arias recebeu bola levantada na entrada da área, ajeitou com a coxa, girou e bateu buscando o canto direito do goleiro Daniel. Ele precisou cair para espalmar a finalização venenosa do jogador do Melgar e manter o placar zerado, seguindo como o grande destaque do Inter na partida.

Mano demorou para fazer as alterações e o cenário não se modificou com as peças em campo. E era o Melgar quem mais atacava. Aos 15, nova defesaça de Daniel. Após cobrança curta de escanteio, o chute veio muito forte do bico da grande área, pelo lado esquerdo. O goleiro deu uma ponte para mandar pela linha de fundo e seguir sendo personagem do 0 a 0.

A situação ficou ainda mais complicada aos 19 minutos. Em uma jogada totalmente desnecessária, fora da disputa da bola, Alemão atingiu em cheio com o cotovelo o rosto de Arias. Mesmo com cartão amarelo, o centroavante recebeu o vermelho direto, aplicado corretamente pela agressão.

Para tentar recompor o time e manter um mínimo de ofensividade na equipe, Mano finalmente fez duas trocas. Sacou Mauricio para colocar Alan Patrick, na tentativa de manter o meio campo móvel, e tirou Wanderson, que flutuava pelos lados no ataque, para colocar Pedro Henrique na tentativa de fixar um jogador na área do Melgar.

Mesmo com um a menos, o Inter teve uma enorme chance aos 31 do segundo tempo. No três contra dois, em velocidade, Alan Patrick centralizado teve a lucidez de carregar o suficiente para abrir na esquerda e colocar Edenilson em condição clara de marcar. Ele invadiu a área e, na hora de finalizar, bateu em cima do goleiro, que fechou bem o ângulo e evitou o gol.

Nos minutos finais, o Inter fechou mesmo pelo empate. Com Alan Patrick apenas cadenciando o jogo com sua experiência quando necessário, viu o Melgar até exercer uma pressão final. Com direito a entrada de Johnny para assegurar o 0 a 0, Mano Menezes obteve seu resultado: trouxe o empate para Porto Alegre e a definição da vaga nas semifinais ficou para o Beira-Rio, com o Inter satisfeito diante das circunstâncias em Arequipa.

Jogo de ida das quartas de final da Sul-Americana

Melgar 0

Cáceda; Ramos, Deneumostier, Lazo (Vidales) e Reyna; Orzán, Arias, Cabrera (Quevedo) e Perez Guedes (Sanchez); Bordacahar (Iberico) e Bernardo Cuesta. Técnico: Pablo Lavallén

Inter 0

Daniel; Bustos, Mercado, Vitão e Renê; Gabriel, Edenilson (Liziero), De Pena (Johnny) e Mauricio (Alan Patrick); Wanderson (Pedro Henrique) e Alemão. Técnico: Mano Menezes

Gols:

Arbitragem: Andrés Matonte (URU)

Cartões amarelos: Deneumostier (Melgar); Alemão e Bustos (Inter)

Cartões vermelhos: Alemão (Inter)

Local: Estádio Monumental, em Arequipa (PER)

Data e hora: 04/08, às 19h15min

Nicholas Lyra