person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Mano Menezes projeta confronto contra River Plate: "Clube com ideia de futebol muito enraizada”

Técnico colorado diz que já acompanhava time argentino que enfrenta o Inter nas oitavas de final da Libertadores

| Foto: Internacional / Divulgação / CP

O adversário do Inter nas oitavas de final da Libertadores é um time com tradição, multicampeão da América e que tem uma ideia de futebol bem definida. É como o técnico Mano Menezes define o River Plate, sorteado como adversário colorado na próxima fase da competição.

A equipe que enfrenta o Colorado começou o ano com mudança no comando. Após nove temporadas e 14 títulos, o técnico Marcelo Gallardo foi substituído por Martín Demichelis. Ex–zagueiro da equipe, o novo comandante tem no River sua primeira experiência no comando de uma equipe principal. 

“O River é daqueles clubes que têm uma ideia de futebol mais enraizada há bastante tempo. É bem provável que, na busca do novo técnico, se tenha levado muito isso em consideração, as características do grupo, dos atletas remanescentes, para seguir com a mesma ideia mesmo com outro profissional dando sua marca”, afirmou Mano em entrevista à Rádio Colorada, rádio web vinculada ao clube.

O River Plate será o adversário do Inter nas oitavas de final da Libertadores 2023. Como foi o primeiro colocado do grupo B, o Colorado jogará a primeira partida fora de casa e a segunda no Beira-Rio. 

Mano se referiu aos clubes que avançam à fase eliminatória da principal competição Sul-Americana como “um grupo seleto” em que não há duelo fácil. “Nos coube o River e vamos fazer uma disputa de oitavas com a grandeza que têm os dois clubes, que são multicampeões da América.”

Treinador já acompanha o River

O técnico comentou que, mesmo antes do sorteio, já costumava acompanhar os jogos do River pelo Campeonato Argentino. “Gosto de ver o River jogar, gosto de grandes jogos. Agora, vamos passar a acompanhar com outros olhos, pensando em mais detalhes, juntamente com nossa equipe de análise, para esmiuçar esse adversário.”

Os confrontos das oitavas ocorrem entre os dias 1 e 3 de agosto (ida) e entre 8 e 10 (volta). Caso avance para as quartas de final, o Colorado pegará o vencedor de Athletico-PR e Bolívar.

Aránguiz e Maurício

Durante a entrevista, Mano foi questionado sobre o desempenho de alguns atletas colorados, em especial dos meias Charles Aránguiz, que estreou com bom desempenho contra o Cruzeiro, e Maurício, que voltou de lesão contra o Independiente Medellín, marcando um gol e dando duas assistências.

Mano tratou da questão da idade do chileno, que deixou o Inter em 2015, aos 26 anos, e retorna ao clube com 34 anos. O treinador afirmou que, com a idade, o atleta ganha em alguns aspectos e perde em outros.
 
“Se ganha experiência, conhecimento. Ele esteve na Europa e sempre jogou como titular, com todos os treinadores em seu clube. Isso é de uma valia extraordinária, em termos de conhecimento tático e desenvolvimento do jogador como um todo. É provável que retorne  com menos força física, porque não tem como, mas temos que saber fazer os encaixes para tirar o melhor de cada jogador.”

O treinador afirmou que o atleta é diferenciado na questão técnica e que o clube seguirá trabalhando para melhorar seu condicionamento.

Sobre Maurício, Mano exaltou a rápida recuperação do jovem meia. “Essa é a diferença. Os jovens se recuperam melhor e mais rápido e a questão do Maurício foi muito particular. Ele não precisou parar de trabalhar, apenas na primeira semana, por causa do impacto da corrida no ombro. E isso ajuda muito.”

Correio do Povo