person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Joaquim Cruz volta a correr como guia de atleta no Parapan

Campeão olímpico dos 800 metros substituirá auxiliares da equipe norte-americana

Joaquim Cruz volta a correr como guia de atleta no Parapan | Foto: Reprodução CP
Um campeão olímpico brasileiro vai voltar a correr numa prova oficial durante o Parapan, na próxima semana. O medalhista de ouro Joaquim Cruz será guia da atleta norte-americana Ivonne Mosquera-Schmidt. O vencedor dos 800 metros na Olimpíada de 1984, em Los Angeles, descartou que a idade de 52 anos será um empecilho para auxiliar a corredora dos 1.500 metros.

Cruz foi escalado depois que dois guias dos Estados Unidos tiveram problemas burocráticos ao emitirem seus passaportes. A lenda do esporte nacional mantém a forma enquanto treina a equipe norte-americana. "Como sou um treinador dinâmico, nunca mando meu atleta para casa se o guia dele falta. Eu prefiro guiá-los. Fiz isso com o David Brown e para a Ivone faço de vez em quando", explicou.

O retorno histórico está marcado para o dia 13, na prova da categoria T11 de deficientes visuais. A idade acima dos 50 anos, segundo ele, não será empecilho. "O fato de eu ter mantido minha forma, de ter mantido minhas corridas diárias, ajuda. E o ritmo da Ivone é um pouquinho mais macio, mais lento do que posso fazer, ou pelo menos assim espero", brincou, provocando risadas da atleta.

"É complicado, porque o objetivo é fazer com que ela fique mais rápida, tomara que ela não vá muito mais rápido do que posso guiar", projetou o corredor, que também tem no currículo dois ouros em Jogos Pan-Americanos, conquistados em Indianápolis, nos EUA, em 1987, e em Mar del Plata, na Argentina, em 1995.

Correio do Povo