person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Koff aponta pressões na eleição do Clube dos 13

Presidente reeleito quer negociar direitos de transmissão do Brasileirão ainda em 2010

Koff aponta pressões na eleição do Clube dos 13 | Foto: Clube dos 13 / Divulgação / CP
Reeleito na tarde desta segunda-feira para mais três anos na presidência do Clube dos 13, Fábio Koff citou, em entrevista coletiva após a vitória, as pressões que Ricardo Teixeira, Kléber Leite e algumas federações, "especialmente a de São Paulo", exerceram durante o pleito. Koff ganhou de Leite por 12 votos a oito (Confira os votos abaixo). O ex-presidente do Grêmio está há 14 anos dirigindo o C13.

Referindo-se à federação paulista, acusou: "Até durante a eleição, telefonavam para os presidentes filiados à federação". Também analisou a tática de seu oponente: "Se ele (Kléber Leite) prometeu isso ou aquilo, não sei, mas é uma maneira de pressionar". Da mesma forma, ainda criticou a participação do presidente da CBF - que não é vinculada ao C13 - na votação: "O fato de o doutor Ricardo (Teixeira) adotar um candidato publicamente é uma maneira de pressionar".

Koff, em entrevista à Rádio Guaíba à noite, disse que não pretendia concorrer à reeleição, mas viu "ameaças à soberania do Clube dos 13", o que o fez mudar de ideia. "Depois que colocaram outra candidatura apoiada por federação e presidente da CBF, entendi eu que era meu dever botar também o meu nome para evitar que o Clube dos 13, um entidade que cresceu nesses 20 anos, tivesse prejuízo no que tange a soberania e o direito dos clubes". "Felizmente a maioria atendeu o meu apelo."

Ele ainda elogiou a posição de seus aliados, especialmente a do Inter. O presidente colorado, Vitorio Piffero, é o terceiro vice-presidente da chapa de Koff: "Tenho que registrar publicamente a retidão de sua postura", elogiou. "Uma posição digna e correta."

Nas outras reeleições, Koff - que está à frente do Clube dos 13 desde 1996 - foi eleito com maior facilidade, sendo mesmo até aclamado. Entretanto, garantiu que os clubes que optaram por Kléber Leite não sofrerão alguma represália: "Receberão o mesmo tratamento", prometeu.

Koff defende mais redes de TV transmitindo Brasileirão

Na coletiva, o presidente reeleito do Clube dos 13 falou sobre o assunto que interessa aos times: a participação da televisão. Ele defendeu a entrada de mais emissoras de TV na disputa dos direitos de transmissão do Brasileirão, mas adiantou que não sabe de mais interessadas até o momento. "Quanto mais, melhor para a gente", resumiu.

As negociações para o novo contrato sobre os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro começam ainda neste ano - o atual tem duração até 2011. Segundo Koff, o processo, tratado por uma comissão nomeada do C13, terá "o mesmo rigor de licitações públicas".

• Votos de Fábio Koff:
Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Guarani, Inter, Palmeiras, Portuguesa, São Paulo e Sport.

•Votos de Kléber Leite:
Botafogo, Vasco, Cruzeiro, Corinthians, Goiás, Coritiba, Santos e Vitória.

Rádio Guaíba e Correio do Povo