person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Leite reafirma importância do esporte ao homenagear atletas paralímpicos gaúchos

Atletas vão representar estado no 6º Jogos Parapan-Americanos em Lima, no Peru

Os 12 homenageados fazem parte dos 337 atletas brasileiros na competição | Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini / Divulgação / CP

Os 12 atletas gaúchos ou com atuação no Rio Grande do Sul que vão representar o Estado nos 6º Jogos Parapan-Americanos que será realizado em Lima, no Peru, foram homenageados pelo governo do Estado durante solenidade no Palácio Piratini. A competição será disputada entre 23 de agosto e 1º de setembro, logo após os Jogos Pan-Americanos, que começam hoje no Peru e seguem até o dia 11 de agosto. Os Jogos Parapan-Americanos devem reunir 1.890 atletas de 33 nações. Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), será a maior participação nacional na competição até hoje - 512 integrantes na missão, com 337 atletas representando o Brasil.

No seu discurso, o governador Eduardo Leite agradeceu a presença de todos os jogadores paralímpicos e das pessoas que os apoiam e que contribuem para a formação e o treinamento dos atletas. “Não são vocês que precisam nos agradecer, somos nós que devemos agradecimentos a vocês pelo bonito exemplo de superação e de realização de façanhas”, ressaltou. Leite afirmou que a prática de atividades físicas é uma ferramenta de segurança para que o Estado consiga reduzir os índices de violência. "O esporte contribui para a formação de disciplina, integração e respeito ao adversário, além de servir como alternativa a atividades menos saudáveis e até perigosas", destacou.

O atleta escolhido para representar o grupo na cerimônia foi Ricardo Steinmetz Alves, o Ricardinho, jogador de futebol de 5 (futebol para deficientes visuais), que já atuou na seleção brasileira de futebol de 5 e, atualmente, joga pelo clube Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (Agafuc). “Ver todos os atletas aqui, hoje, é uma demonstração de como nosso movimento tem crescido e se profissionalizado. O esporte é uma ótima ferramenta de mudança de vida”, ressaltou. Ricardinho foi eleito três vezes o melhor do mundo e já fez 112 gols pela seleção brasileira.

O secretário estadual do Esporte e Lazer, João Derly anunciou a abertura das inscrições para o Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul (Paracergs), promovido pela secretaria. O Paracergs é a etapa estadual para a seletiva das Paralimpíadas Escolares 2019, evento nacional realizado pelo CPB, que ocorre de 18 a 23 de novembro, em São Paulo. As inscrições seguem até o dia 20 de agosto e podem ser feitas por meio de link no site da secretaria. Derly informou que, em agosto, será lançado o edital do Fundo Estadual do Incentivo ao Esporte. O edital contemplará 24 projetos, sendo quatro para o RS Seguro, 10 para desporto geral e 10 para o paradesporto (42% dos projetos). “Queremos reduzir o dano causado pela falta de investimento na área no nosso Estado, e retomar o crescimento do paradesporto gaúcho”, acrescentou.

Foram homenageados os atletas Anderson Wassian da Silva (Judô), Gelson José da Silva Júnior (basquete em cadeira de rodas) e Ricardo Steinmetz Alves, Luan Lacerda Gonçalves, Tiago Silva e Raimundo Nonato Alves Mendes, todos do futebol de 5. Os atletas Susana Schnarndorf Ribeiro, Maria Carolina Gomes Santiago, Maria Dayanne da Silva e Roberto Alcalde Rodriguez foram homenageados na natação; Geraldo von Rosenthal no tiro esportivo e Lutimar Abreu Paes como atleta guia. Ainda fazem parte da delegação gaúcha o treinador de tênis de mesa Luciano dos Santos Possamai (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - Caxias do Sul); o treinador de judô Alexandre de Almeida Garcia (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais - Porto Alegre) e a fisioterapeuta Andressa da Silva de Mello. Entre os atletas que irão a Lima, 77% da delegação que representará o Brasil tem alguma deficiência física. A equipe também é composta por 22 atletas que não possuem deficiência: atletas-guia (atletismo), calheiros (bocha), pilotos (ciclismo) e goleiros (futebol de 5). A delegação ainda conta com 197 pessoas da comissão técnica, equipe médica e demais integrantes.

Correio do Povo